Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.
Mobilidade em Goiânia, urbanismo no mercado imobiliário, o pensamento urbano no Brasil, charter cities e cidades gentis. Confira os 5 episódios mais ouvidos do nosso podcast no ano de 2022.
5.º – Mobilidade em Goiânia (com Adriano Paranaíba e Miguel Pricinote)
Neste episódio, recebemos Adriano Paranaíba, Doutor em Transportes, e Miguel Pricinote, Coordenador Técnico do Mova-se: Fórum Permanente de Mobilidade, para uma conversa sobre os desafios e inovações do transporte coletivo na capital goiana.
4.° – O urbanismo se paga? (com Felipe Cavalcante e Rafael Birmann)
O design e integração urbana dos novos empreendimentos são investimentos ou despesas? Haveria retorno nestes conceitos inquantificáveis? Para responder a essas perguntas, recebemos Felipe Cavalcante, com mais de 27 anos de experiência no mercado imobiliário, e Rafael Birmann, diretor da Faria Lima Properties, responsável pelo icônico edifício B32.
3.º – A evolução do pensamento urbano no Brasil (com Jorge Francisconi)
Positivismo, modernismo, rodoviarismo… Neste episódio recebemos Jorge Guilherme Francisconi, PhD em Ciências Sociais, para uma conversa sobre a evolução do pensamento urbano brasileiro nos últimos 100 anos.
2.º – Charter cities e cidades privadas (com Francisco Litvay e Rodrigo Quercia)
O que são Charter Cities e quais suas diferenças em relação às cidades privadas? Quais são os projetos em andamento? Como essas novas formas de desenvolvimento propõem resolver os desafios atuais dos ambientes urbanos? Para responder a essas e outras perguntas, recebemos Francisco Litvay, especialista no assunto, e Rodrigo Quercia, membro do conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis.
O que é um prédio gentil? E arquitetura hostil? No primeiro episódio de 2022, recebemos Gabriela Tenorio para uma conversa sobre cidades gentis e como atrair e reter mais pessoas nos espaços públicos.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
A obrigatoriedade de novas construções terem estacionamento associada aos locais gratuitos para os carros nas ruas criam um excesso de vagas de garagem que oneram os municípios e os empreendedores e tornam a moradia e o transporte público mais caros.
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
COMENTÁRIOS