Podcast #102 | Déficit Habitacional e a Fundação João Pinheiro
Confira nossa conversa com Frederico Poley sobre o déficit habitacional no Brasil e a Fundação João Pinheiro.
Ouça nossa entrevista com Gabriela Tenorio, doutora em arquitetura e urbanismo, e professora da FAU-UnB.
10 de março de 2022O que é um prédio gentil? E arquitetura hostil? No primeiro episódio de 2022, recebemos Gabriela Tenorio para uma conversa sobre cidades gentis e como atrair e reter mais pessoas nos espaços públicos.
Nascida em Juiz de Fora-MG, Gabriela mora em Brasília desde 1974. Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU-UnB, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Desde 1996, é professora da FAU/UnB, em regime de dedicação exclusiva, atualmente na área de urbanismo. É criadora e coordenadora do CEEP/Centro de Estudo de Espaços Públicos, da FAU/UnB.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
9° Encontro CAU-DF – Urbanismo
Ao desocupado em cima da ponte. Brasília, arquitetura e vida pública
Tese de professora da arquitetura recebe menção honrosa em encontro nacional
O Programa de Transporte Urbano de Brasília: discussão e especulações – uma abordagem ambiental
“Para espaços públicos vivos”, por Gabriela Tenorio
É proibido construir ruas bonitas
Cercar espaços públicos é errado em todos os sentidos imagináveis
Podcast #53 | Urbanismo social
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com Frederico Poley sobre o déficit habitacional no Brasil e a Fundação João Pinheiro.
Estruturas como bancas de jornal e os quiosques possuem muitos desafios de gestão e regulamentação. Como podemos explorar o potencial dessas estruturas e, ao mesmo tempo, garantir que elas não prejudiquem os espaços públicos?
Após uma história conturbada, o bairro Rodrigo Bueno, em Buenos Aires, teve resultados transformadores com uma estratégia que inclui a colaboração e a tomada de decisões em conjunto com os moradores.
Como as esquinas, esse elemento urbano com tanto potencial econômico, cultural e paisagístico, podem ter sido ignoradas por tanto tempo pela produção imobiliária em São Paulo? É possível reverter essa situação?
Enquanto Nova York adia seus planos para reduzir o congestionamento, o sucesso de políticas de taxa de congestionamento em outras cidades prova que essa medida não é apenas inteligente — é popular.
As intervenções em assentamentos precários em bairros de maior e menor renda mostram que a política pública se dá de maneira distinta. Cabe questionarmos: o que leva a esse cenário? Quais forças devem influenciar a decisão de se urbanizar favelas em certos bairros e não em outros?
Para comemorar o aniversário de 10 anos, selecionamos artigos importantes de cada ano de existência do Caos Planejado.
A transformação da cidade de Medellín teve como inspiração um projeto brasileiro, mas é difícil reproduzir o modelo colombiano para obter resultados semelhantes aqui.
Garantir o direito das crianças ao brincar nos espaços urbanos vai muito além da construção de parques e playgrounds.
COMENTÁRIOS