fbpx
Podcast #69 | A evolução do pensamento urbano no Brasil

Podcast #69 | A evolução do pensamento urbano no Brasil

Ouça nossa conversa com Jorge Guilherme Francisconi, PhD em Ciências Sociais, sobre a evolução do pensamento urbano no Brasil.

6 de outubro de 2022

Positivismo, modernismo, rodoviarismo… Neste episódio recebemos Jorge Guilherme Francisconi, PhD em Ciências Sociais, para uma conversa sobre a evolução do pensamento urbano brasileiro nos últimos 100 anos.

Jorge Guilherme Francisconi

Nascido em Montenegro, no Rio Grande do Sul, Francisconi é arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez Masters Regional Planning e PhD em Ciências Sociais pela Maxwell School of Public Administration and Citizenship da Syracuse University, com ênfase em Economia Urbana, Planejamento Regional e Regiões Metropolitanas.

Um urbanista completo que atingiu amplo reconhecimento tanto na academia como na prática, tem um extenso currículo onde destaco, no âmbito acadêmico, a organização e direção do mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, e um histórico como docente em universidades de ponta no Brasil, professor convidado em universidades na França, autor de livros e artigos.

Teve inúmeras posições de liderança na área de planejamento no setor público, principalmente nas esferas estaduais e federal, e internacionalmente foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento junto ao governo de Moçambique e do Banco Interamericano de Desenvolvimento junto ao Senado do Panamá. 

Ouça:


Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.


Links:

Planejamento e Urbanismo na Atualidade Brasileira: Objeto Teoria Prática

Quando e como renascem as políticas urbanas

Seminário de Quitandinha e Q+50: resultado, avaliação e desafios atuais

Como seria a São Paulo de Saturnino de Brito?

Arranha-céu: a corrida rumo aos céus do Brasil

Reimaginando o modernismo de Brasília

Por que nossas cidades são tão feias?

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Excelente episódio! Para absorver tudo terei que escutá-lo mais de uma vez, ao mesmo tempo essa entrevista poderia ter umas 3h de duração pela qualidade e abordagem dos temas.