A história dos mapas e seu papel no desenvolvimento urbano
Uma breve história do desenho de mapas e o papel que desempenham no planejamento e no design urbano.
Ouça nossa entrevista com Francisco Litvay, especialista no assunto, e Rodrigo Quercia, membro do conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis.
4 de maio de 2022O que são Charter Cities e quais suas diferenças em relação às cidades privadas? Quais são os projetos em andamento? Como essas novas formas de desenvolvimento propõem resolver os desafios atuais dos ambientes urbanos?
Para responder a essas e outras perguntas, recebemos Francisco Litvay, especialista no assunto, e Rodrigo Quercia, membro do conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis.
Catarinense de Blumenau, Francisco é graduado em Informática de Negócios. Desde os 21 anos é nômade digital, tendo saído do Brasil e já passado por mais de 25 países desde então. Ele lidera a Settee, site que publica conteúdo sobre Zonas Econômicas Especiais e Charter Cities em Português. Ele também é embaixador da Free Cities Foundation e Diretor de Internacionalização da Adrianople Group, uma empresa de inteligência comercial focada em jurisdições especiais.
De São Paulo, Rodrigo é graduado em Administração de Empresas pela FGV. Atuou no mercado financeiro no Brasil e Hong Kong, passando por fundos de Private Equity e casas de M&A. Em 2017, se juntou à NeWay Capital como diretor e sócio, com o objetivo de fundar zonas econômicas especiais com autonomia política (“Charter Cities”), sendo a primeira delas a plataforma Honduras Próspera, a primeira ZEDE de Honduras. Hoje atua no conselho de dois projetos de Charter Cities, Prospera e Tipolis, e no Brasil como CEO do Grupo SolPanamby, com foco em agronegócios e desenvolvimento imobiliário.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Próspera, a cidade-estado liberal em Honduras governada por uma empresa
Your Next Government?: From the Nation State to Stateless Nations
TED Talks: Why the world needs charter cities
Entrevista exclusiva com Patrik Schumacher, sucessor de Zaha Hadid
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarUma breve história do desenho de mapas e o papel que desempenham no planejamento e no design urbano.
Victor Carvalho Pinto, coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro, fala sobre o urbanismo sob o ponto de vista jurídico-institucional.
Estudo do Laboratório aponta acerto e erros da nova regra apresentada pela Prefeitura de São Paulo na proposta de revisão do Plano Diretor.
Ouça nossa conversa com Andrey Machado e Érika Cristine Kneib sobre o urbanismo de Goiânia.
Cidades que impõem restrições mais rígidas (menores CA máximos) possuem maiores áreas urbanas.
Na maior parte do terceiro mundo, o transporte sem carro é ruim, e quase todos os passageiros que usam vans e ônibus o fazem devido à pobreza, assim como a maioria das pessoas que andam a pé.
Investir em bebês e crianças pequenas traz benefícios para toda a sociedade, incluindo melhorias na educação, saúde e economia.
A expansão do transporte de massa por si só pode resolver o congestionamento do tráfego? O caso paulista sugere que não.
Neste episódio recebemos Gui Telles, responsável pela chegada da Uber no Brasil, hoje a frente do Jump Bikes.
COMENTÁRIOS