fbpx
Artigos mais lidos de 2022
Imagem: Nereu Jr/ WRI Brasil.

Artigos mais lidos de 2022

Ruas bonitas, a cidade ideal, espraiamento urbano, estação de metrô e "copacabanização" das cidades. Vem conferir os textos mais acessados no site do Caos Planejado em 2022.

19 de dezembro de 2022

Muito obrigado!

Não poderíamos encerrar o ano sem antes agradecer toda a comunidade do Caos Planejado. Vocês dão propósito a esse projeto e são essenciais na expansão do debate sobre urbanismo para além da academia, resgatando a importância e o cuidado com as nossas cidades.

Graças a esse apoio, em 2022, publicamos cerca de 100 artigos e 20 episódios do podcast. Mantivemos nossa parceria com o ArchDaily, o maior site de arquitetura do mundo, que republica nosso conteúdo em suas plataformas, ampliando o alcance do nosso conteúdo. Além de dezenas de publicações e menções em veículos externos. Também fomos vencedores do Prêmio Somos Cidades de Educação Urbanística. 🙂

Nosso conteúdo tem ajudado a pautar o debate sobre revisão de planos diretores, habitação, adensamento e políticas de mobilidade em cidades do país inteiro. Esse impacto só é possível através de dezenas de colaboradores que produzem conteúdos de forma voluntária, assim como uma rede de apoiadores que, através de pequenas doações, ajudam a sustentar financeiramente o funcionamento da plataforma.

Esse suporte é essencial: através dele que conseguimos dar continuidade ao projeto, mantendo a independência da nossa linha editorial. Assim, se você gosta do trabalho que temos realizado, convidamos você a ser nosso apoiador e fazer parte da nossa rede.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado!

Artigos mais lidos

Feitos os devidos agradecimentos, vamos à lista dos artigos mais lidos de 2022:

6.º – É proibido construir ruas bonitas no Brasil

Mais lidos 2022

Tem algo muito errado quando as ruas mais bonitas do Brasil seriam proibidas de serem construídas hoje em dia. Isso mesmo, a quase totalidade dos Planos Diretores brasileiros proíbe qualquer um de nós de construir casas e prédios com as características que fizeram essas ruas serem eleitas as mais bonitas do Brasil.

5.º – A cidade ideal na concepção de 5 escolas de urbanismo

Mais lidos 2022

Os municípios, assim como as pessoas, são dinâmicos e vão se transformando para acompanhar e se adaptar às mudanças sociais, econômicas e ambientais de seu tempo. Da mesma forma, a visão sobre como a cidade ideal deveria ser planejada foi sendo influenciada pela realidade e pelo pensamento vigente de cada época.

4.º – O espraiamento urbano é uma tragédia dos comuns

espraiamento urbano

Temos a tendência de escolher casas maiores do que queremos que nossos vizinhos escolham. O resultado: amplo desenvolvimento que não corresponde ao que as pessoas realmente desejam de suas comunidades.

3.º – Quanto vale uma estação de metrô? O caso de São Paulo

estação de metrô

Analisar a influência do transporte economia urbana é importante para decidir quais investimentos nossas cidades precisam e, mais ainda, melhorar nosso entendimento sobre o papel da mobilidade no desenvolvimento das cidades.

2.º – A Tarifa Zero não vale a pena

tarifa zero

A Tarifa Zero mistura uma série de objetivos que não são cumpridos, a um custo extraordinário para as cidades — principalmente as grandes cidades que tem robustos sistemas de transporte — piorando o sistema de incentivos de cidades que já possuem subsídios operacionais.

1.º – Queremos sim a “copacabanização” das cidades

copacabanização

Copacabana, onde as ruas dão na praia, onde as calçadas são largas e o comércio no térreo é abundante, deve servir como objeto de estudo do que deu certo e errado, e não desqualificá-lo com palavras sem sentido, sem pesquisa e sem propósito.

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.