Carro ou ônibus: quem é mais eficiente no transporte de passageiros?
Qual a eficiência no uso do espaço urbano entre carros e ônibus no transporte de passageiros com base nas teorias de Alain Bertaud?
Que importância tem a legislação no desenvolvimento da cidade? Qual o impacto da pandemia no atual processo de revisão do Plano Diretor? Qual o diagnóstico do plano vigente? O que deve ser mudado?
4 de março de 2021Para responder a estas e outras perguntas sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre — com entrega inicialmente prevista para 2020 —, recebemos Germano Bremm e Rodrigo Petersen.
Nascido em São Pedro do Butiá, no Rio Grande do Sul, Germano é Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e da Sustentabilidade de Porto Alegre. É Presidente dos conselhos do Plano Diretor (CMDUA) e do Meio Ambiente (COMAM). É advogado e tem especialização em Direito Público, Direito Ambiental e Direito Imobiliário.
De Porto Alegre, Rodrigo é arquiteto e urbanista formado pela PUC-RS, ‘mestre em Arquitetura pelo PROPAR, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS e pesquisador integrante no projeto Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre do PROPAR. Também é Sócio-fundador do escritório Petersen Arquitetura e Urbanismo.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
“Aprovada normativa que vai nortear a revisão do plano diretor”
Arquitetura, forma urbana e legislação em Porto Alegre: a indução tipo-morfológica das edificações
Podcast CP #16 | Desafios urbanos da Prefeitura de Porto Alegre
Porto Alegre nas alturas: quando a cidade era vertical
Artigos de Rodrigo Petersen no Caos Planejado
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQual a eficiência no uso do espaço urbano entre carros e ônibus no transporte de passageiros com base nas teorias de Alain Bertaud?
Sempre que o número de domicílios vazios é divulgado surgem associações ao déficit habitacional.
Explore a política habitacional única de Viena e descubra como sua abordagem se destaca na Europa.
No projeto de espaços abertos, considero que um dos conceitos mais importantes é o de conformação de espaços abertos “positivos”.
Confira nossa entrevista com a pesquisadora Mariana Giannotti.
Na capital paulista, parece até sobrar espaços públicos e áreas verdes onde há pouca gente vivendo ou circulando a pé, mas faltam praças e parques em regiões bastante povoadas. Praças privadas, que passam a ser incentivadas pelo novo Plano Diretor, podem ser a solução?
Mais novo parque de São Paulo na margem do Rio Pinheiros apresenta problemas de acessibilidade para quem chega a pé.
Nos acostumamos a uma realidade de aversão aos espaços urbanos. Principalmente para crianças, a experiência da cidade é limitada ao carro.
O planejamento de municípios no formato de grelha, que é composto por ruas que se cruzam perpendicularmente e criam ângulos retos, facilitam o deslocamento pelas localidades, incentivam a interação social e potencializam o uso da infraestrutura.
COMENTÁRIOS