PPP Morar no Centro: um divisor de águas para a política pública urbana no Brasil?
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
1 de janeiro de 2026Encerrando a nossa retrospectiva, após as colunas e os artigos mais lidos do ano, chegou a hora de anunciar quais foram os episódios mais ouvidos do podcast do Caos Planejado em 2025!
Com conversas exclusivas com especialistas sobre os mais variados temas que envolvem as cidades brasileiras, a nossa audiência cresce a cada ano. Os episódios, que envolvem assuntos como mobilidade, moradia, economia, espaços públicos e urbanismo social, podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming de áudio.
Confira a seguir os mais ouvidos do ano!
Em 2026, esperamos trazer muitos novos episódios e convidados para ampliar o debate! E se você quer apoiar o nosso trabalho, não deixe de fazer parte da nossa comunidade, com acesso a benefícios exclusivos e uma rede qualificada de profissionais e entusiastas do urbanismo.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
O espraiamento das cidades brasileiras tem gerado altos custos. Os dados revelam que estamos construindo cidades para carros, não para pessoas.
Confira a nossa conversa com a arquiteta e urbanista Renata Falzoni sobre a luta em defesa dos ciclistas nas cidades brasileiras.
Onde os eventos climáticos extremos encontram vulnerabilidades preexistentes, como reprojetar territórios que nunca foram projetados?
Enquanto continuarmos planejando cidades de forma desconectada de seus sistemas naturais, seguiremos surpreendidos por enchentes esperadas e perdas evitáveis.
A manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
COMENTÁRIOS