Podcast #117 | O caos e a cidade
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Entre dezenas de artigos recebidos, elegemos os 5 textos que mais se destacaram. Confira a lista de vencedores.
20 de outubro de 2017Parabéns ao Natanael Kafuri, leitor que enviou o melhor artigo e ganhou o prêmio de R$500 e uma cópia do Guia de Gestão Urbana! O artigo vencedor, “Patrimônio Perverso“, discute as legislações urbanísticas que priorizam o turismo e afetam a vida da população de Ouro Preto.
Os outros vencedores, que receberão uma cópia do Guia de Gestão Urbana, são:
• Estefânia Weber com o artigo “A espontaneidade como ferramenta de microplanejamento urbano”;
• Mateus Bandeira da Cunha, com o artigo “5 maneiras de baixar o preço das passagens no Brasil”;
• Robert George Otoni de Melo, com o artigo “A realidade do direito e o direito da realidade: o direito à laje”;
• Rodrigo Nathan Romanus Dantas, com o artigo “Dinheiro, vida urbana e pichação”.
Os textos serão publicados aqui, no site, e divulgado na página do Facebook nas próximas semanas.
Gostaríamos de agradecer mais uma vez todos que participaram. Foi um prazer enorme ler e analisar cada um dos textos enviados. Estão todos de parabéns!
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
Obrigado! Foi um prazer participar.
foi muito bacana esse concurso! espero pelos próximos.