Podcast #105 | Arborização urbana
Confira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
6 de abril de 2023Nenhum teórico chega perto da influência de Jane Jacobs na disciplina dos estudos urbanos. Ela é a única a se aproximar dos gigantes da geografia e da filosofia urbana, David Harvey e Henri Lefebvre. Para compreender a relevância do trabalho de Jane Jacobs para o urbanismo e aprofundar seus principais conceitos, recebemos Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Nascida no Rio de Janeiro e atualmente morando em São Paulo, Bianca Tavolari é professora do Insper, pesquisadora do CEBRAP, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, e principal investigator no Mecila, o Maria Sibylla Merian Centre.
É professora visitante da Universidade de St. Gallen, na Suíça. No Insper, coordena o Núcleo de Questões Urbanas e co-coordena o Observatório do Plano Diretor. Na Quatro Cinco Um, coordena a seção “As cidades e as coisas”. É doutora e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduada em Direito e Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo.
Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, Vinicius M. Netto é Investigador Principal do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente da Universidade do Porto, em Portugal e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF, Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Tem um PhD em Advanced Architectural Studies pela Bartlett, na University College London e foi pesquisador visitante no Center for Urban Science and Progress, na NYU em Nova York. É o autor dos livros The Social Fabric of Cities e Cidade & Sociedade, além de mais de 100 artigos e capítulos.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Revisitando o debate entre Robert Moses e Jane Jacobs (Caos Planejado)
Jane Jacobs: contradições e tensões | Jane Jacobs: contradictions and tensions (RBEUR)
Jane Jacobs: contradições e tensões (Escola da Cidade)
Podcast #25 | Vida urbana em tempos de pandemia (Caos Planejado)
Jane Jacobs: a trajetória depois de Morte e Vida das Grandes Cidades (Caos Planejado)
Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro (Amazon)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
Na perspectiva do desenvolvimento econômico, vemos que alguns aspectos da configuração urbana de São Paulo são excludentes.
Banheiros públicos são investimentos essenciais para garantir a qualidade dos espaços públicos nas cidades.
A pesquisa em Belo Horizonte mostra que muitas resistências comuns às ciclovias são, na verdade, equivocadas e sem fundamento.
As mudanças nos bairros e nas cidades ao longo dos anos é natural e tentar impor restrições para elas é um equívoco.
Com o objetivo de impulsionar a revitalização do centro, o governo de São Paulo anunciou a transferência da sua sede do Morumbi para Campos Elíseos. Apesar de ter pontos positivos, a ideia apresenta equívocos.
Confira nossa conversa com Diogo Lemos sobre segurança viária e motocicletas.
Ricky Ribeiro, fundador do Mobilize Brasil, descreve sua aventura para percorrer 1 km e chegar até a seção eleitoral: postes, falta de rampas, calçadas estreitas, entulhos...
Conhecida por seu inovador sistema de transportes, Curitiba apresenta hoje dados que não refletem essa reputação. Neste artigo, procuramos entender o porquê.
COMENTÁRIOS