Os desafios do planejamento urbano
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Ao mesmo tempo em que as cidades foram a porta de entrada da pandemia, é sua rica complexidade de conexões o caminho para solucionar o problema.
10 de junho de 2020Para conversarmos sobre a complexidade da vida urbana, trazemos Vinicius Netto, professor associado na Universidade Federal Fluminense e professor visitante no Center for Urban Science and Progress da New York University.
Vinicius tem doutorado em Advanced Architectural Studies pela Bartlett School, na University College London, e pós-doutorados em desempenho urbano e cidades como sistemas de informação. É autor dos livros Cidade e Sociedade e The Social Fabric of Cities, e de mais de 100 artigos em periódicos, congressos e livros.
É também editor de Area Development and Policy da Regional Studies Association no Reino Unido e editor-chefe da Revista de Morfologia Urbana. Sua área de pesquisa foca em cidades como redes de informação, interação e segregação.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Artigo: As cidades na pandemia: o papel do tamanho e da densidade urbana
Artigo: Jane Jacobs: a trajetória depois de Morte e Vida das Grandes Cidades
Livro: Efeitos da Arquitetura: Os impactos da urbanização contemporânea no Brasil
Artigo: A arquitetura importa para a cidade?
Artigo: Quem planeja? O planejamento descentralizado de Jane Jacobs
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento são dois dos parâmetros mais utilizados por zoneamentos e planos diretores.
Confira nossa conversa com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e da Favela Holding.
Leia a entrevista com o arquiteto e urbanista Anthony Ling, fundador e editor-chefe do Caos Planejado, para a revista Exame.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.
COMENTÁRIOS