Entendendo os imóveis vazios
Por que as cidades brasileiras têm tantos imóveis ociosos? Os motivos são heterogêneos, e para buscar soluções é preciso entender a complexidade do problema.
Recebemos Rogerio Cardeman para uma conversa sobre o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro a partir das mudanças em sua legislação.
13 de junho de 2019Nascido no Rio de Janeiro, Rogerio é mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura da UFRJ, onde também foi professor. Junto com Davi Cardeman, escreveu o livro “O Rio de Janeiro nas alturas” e também é autor de “Por dentro de Copacabana: descobrindo os espaços livros do bairro”. Em 2007, trabalhou na cidade de Hong Kong como arquiteto sênior no escritório inglês Benoy, desenvolvendo edifícios corporativos, de uso misto e shopping-centers. É professor da Universidade Veiga de Almeida e sócio-fundador da DC Arquitetura.
Neste episódio discutimos sobre o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro a partir das mudanças em sua legislação, os espaços livres e coletivos interquadras de Copacabana, a obrigatoriedade de vagas de garagem e áreas de recreação infantil e o impacto dessas regras para a cidade, além de conversar sobre sua experiência trabalhando na China.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Livro O Rio de Janeiro nas alturas
As Áreas Coletivas de Copacabana: Formação e Apropriação
Artigo O Rio de Janeiro nas alturas: a verticalização da cidade
A incrível verticalização de Copacabana
Áreas de recreação nas edificações: tirando as pessoas das ruas
Urbanização na China Hong Kong, parte 1 e parte 2
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPor que as cidades brasileiras têm tantos imóveis ociosos? Os motivos são heterogêneos, e para buscar soluções é preciso entender a complexidade do problema.
Confira a nossa conversa com Guilherme Werner sobre os dados do mercado imobiliário no Brasil, suas perspectivas e desafios.
Os muros dos condomínios prejudicam o espaço público e destroem a vitalidade nas calçadas.
A segurança pública é um dos maiores problemas urbanos do Brasil hoje. Além do policiamento, precisamos de uma política urbana e social para os territórios controlados pelo crime.
O espaço público é o motor do desenvolvimento urbano e social. Para garantir o bom funcionamento desses espaços, é preciso uma governança eficaz.
Confira a nossa conversa com Vicente Perrone sobre as enchentes em Porto Alegre e as atualizações do sistema de proteção.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela que, em São Paulo, a maioria das viagens a pé estão nas regiões que concentram menos travessias seguras.
O Bryant Park, em Nova York, foi transformado de um local evitado pelas pessoas em um destino vibrante e, desde então, tornou-se o “padrão ouro” para um espaço público.
COMENTÁRIOS