fbpx
Podcast #58 | Restinga e os desafios da periferia

Podcast #58 | Restinga e os desafios da periferia

Ouça nossa conversa com Karol Almeida, urbanista e arquiteta popular, e Sâmila Monteiro, assessora parlamentar na Câmara de Porto Alegre.

6 de abril de 2022

Neste episódio, falamos sobre a origem e os desafios urbanos de um dos maiores e mais populosos bairros de Porto Alegre, a Restinga, localizado a cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade. Para isso, recebemos duas de suas moradoras: Karol Almeida, urbanista e arquiteta popular, e Sâmila Monteiro, assessora parlamentar na Câmara de Porto Alegre.

Karol Almeida

Nascida e criada na Restinga, Karol é mãe do Ignácio, Urbanista e Arquiteta Popular pela UniRitter. Trabalhou na Coordenação de Urbanismo do Departamento Municipal de Habitação na área de regularização fundiária e atualmente é empreendedora social na Kopa Coletiva Arquitetura Popular, com experiência em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, projetos e reformas para baixa renda.

Sâmila Monteiro

Nascida em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e moradora da Restinga, Sâmila é Bacharel e Pós-graduanda em Direito Público Aplicado pela UniRitter e trabalha como Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Ouça:


Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.


Links:

Kopa Coletiva

Comparativo entre os bairros Restinga e Moinhos Vento

Podcast Caos Planejado #53 – Urbanismo Social

Restinga além dos estereótipos: a vida em uma das maiores periferias da Capital

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.