Webinar | Case Puerto Madero em Buenos Aires
Confira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Ao mesmo tempo em que as cidades foram a porta de entrada da pandemia, é sua rica complexidade de conexões o caminho para solucionar o problema.
10 de junho de 2020Para conversarmos sobre a complexidade da vida urbana, trazemos Vinicius Netto, professor associado na Universidade Federal Fluminense e professor visitante no Center for Urban Science and Progress da New York University.
Vinicius tem doutorado em Advanced Architectural Studies pela Bartlett School, na University College London, e pós-doutorados em desempenho urbano e cidades como sistemas de informação. É autor dos livros Cidade e Sociedade e The Social Fabric of Cities, e de mais de 100 artigos em periódicos, congressos e livros.
É também editor de Area Development and Policy da Regional Studies Association no Reino Unido e editor-chefe da Revista de Morfologia Urbana. Sua área de pesquisa foca em cidades como redes de informação, interação e segregação.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Artigo: As cidades na pandemia: o papel do tamanho e da densidade urbana
Artigo: Jane Jacobs: a trajetória depois de Morte e Vida das Grandes Cidades
Livro: Efeitos da Arquitetura: Os impactos da urbanização contemporânea no Brasil
Artigo: A arquitetura importa para a cidade?
Artigo: Quem planeja? O planejamento descentralizado de Jane Jacobs
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira o webinar com o arquiteto e urbanista Roberto Converti sobre o projeto de revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
É preciso implementar mudanças contra a perpetuação da oferta excessiva de vagas de estacionamento em áreas urbanas.
Confira nossa conversa com Germano Bremm e André Machado sobre o ano após a maior enchente da história de Porto Alegre.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Dados geoespaciais e análises socioambientais impulsionam o planejamento urbano sustentável, como demonstram os casos de Belo Horizonte e Campinas.
Confira nossa conversa com Victor Macêdo, da Prefeitura de Fortaleza, sobre as transformações na mobilidade urbana da cidade.
COMENTÁRIOS