Exercício de cidadania: 10 anos da Associação Parque Minhocão
Associação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
Pedestres, bicicletas, motocicletas, transporte por aplicativo, “indústria da multa”, velocidade nas marginais de São Paulo e muito mais. Ouça!
30 de janeiro de 2020O tema do nosso 19.º episódio é a segurança no transporte urbano. Para isso, recebemos a especialista Hannah Arcuschin Machado, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Hannah atualmente coordena a área de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo, além de integrar a atual diretoria do IAB-São Paulo. Entre 2013 e 2015, também foi foi assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
“Seis capitais brasileiras batem meta de redução de mortes no trânsito”, Folha de São Paulo.
Podcast “Gestão Urbana de Fortaleza”, com Águeda Muniz.
“Redução da velocidade nas Marginais diminui acidentes e lentidão”, iG.
“Genocídio de pedestres?”, Meli Malatesta.
“After Uber arrives, heavy drinking increases”, The Economist.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarAssociação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
No Edifício JK, imóveis quase dobraram de valor em menos de 1 ano; pra entender o porquê é preciso avaliar tudo sob a ótica do marketing e as leis do mercado.
Os subúrbios americanos, apesar de verdes, são insustentáveis por sua baixa densidade e uso excessivo de carros. Áreas mais densas são a solução.
Países Baixos têm 84% da população usando bicicletas em 2021. Após protestos e crise do petróleo nos anos 70, tornaram-se referência em ciclismo urbano.
Equipe do Prof. Shlomo Angel da NYU e C40 Cities lançam curso online sobre crescimento urbano para o Sul Global em português.
A URBTEC anuncia o lançamento oficial do Caderno Ilustrado de Normas e Legislações Urbanísticas — Guia Prático de Urbanismo.
Confira nossa entrevista com Luciana Pitombo e Vitor Meira França sobre a concessão de parques.
Lagos, em constante crescimento e prevista para ser a cidade mais populosa da África, enfrenta desafios significativos em governança e desigualdade social.
As calçadas, antes tão cheias de vida e vitalidade urbana, tornaram-se caminhos estreitos, muitas vezes com pouco espaço para caminhar.
COMENTÁRIOS