Podcast CP #8 | O Rio de Janeiro nas alturas

Podcast CP #8 | O Rio de Janeiro nas alturas

Recebemos Rogerio Cardeman para uma conversa sobre o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro a partir das mudanças em sua legislação.

13 de junho de 2019

Nascido no Rio de Janeiro, Rogerio é mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura da UFRJ, onde também foi professor. Junto com Davi Cardeman, escreveu o livro “O Rio de Janeiro nas alturas” e também é autor de “Por dentro de Copacabana: descobrindo os espaços livros do bairro”. Em 2007, trabalhou na cidade de Hong Kong como arquiteto sênior no escritório inglês Benoy, desenvolvendo edifícios corporativos, de uso misto e shopping-centers. É professor da Universidade Veiga de Almeida e sócio-fundador da DC Arquitetura.

Neste episódio discutimos sobre o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro a partir das mudanças em sua legislação, os espaços livres e coletivos interquadras de Copacabana, a obrigatoriedade de vagas de garagem e áreas de recreação infantil e o impacto dessas regras para a cidade, além de conversar sobre sua experiência trabalhando na China.


Ouça:

Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.


Links do episódio:

Livro O Rio de Janeiro nas alturas

As Áreas Coletivas de Copacabana: Formação e Apropriação

Artigo O Rio de Janeiro nas alturas: a verticalização da cidade

A incrível verticalização de Copacabana

Áreas de recreação nas edificações: tirando as pessoas das ruas

Urbanização na China Hong Kong, parte 1 e parte 2

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

Desafios e soluções na concessão de parques

Parques públicos são fundamentais para as cidades e o meio ambiente, mas sua manutenção disputa espaço no orçamento com outras áreas prioritárias, como saúde e educação. Para reduzir despesas, o Poder Público tem realizado parcerias com a iniciativa privada. No entanto, as consequências desse modelo ainda precisam ser melhor avaliadas.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.