Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
Cidade real, acessibilidade a moradia, políticas baseadas em evidências, utopias urbanas e urbanismo de Tóquio. Confira os 5 episódios mais ouvidos do nosso podcast no ano de 2021.
5º – Habitação: entre o plano diretor e a cidade real
Com a maior parte do crescimento urbano hoje acontecendo fora das regras do planejamento, como acompanhar esta dinâmica urbana e enfrentar os desafios habitacionais, integrando a cidade formal e informal? No nosso 44.º episódio, recebemos Diana Motta, especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Ouça:
4º – Economia urbana e acessibilidade à moradia
Minha Casa Minha Vida, IPTU progressivo, Outorga Onerosa, imóveis ociosos… Para conversar sobre acessibilidade à moradia e economia urbana, no nosso 37.º episódio, recebemos Tainá Pacheco e Vanessa Nadalin.
Ouça:
3º – Políticas urbanas baseadas em evidências
Minha Casa Minha Vida, propriedades ociosas, impacto das regulações no mercado informal… No episódio 46.º, recebemos Ciro Biderman para uma conversa sobre as políticas urbanas baseadas em evidências.
Ouça:
2º – A evolução das utopias urbanas
Cidade Jardim, Modernismo, cidade para pessoas, Transit Oriented Development, Novo Urbanismo, Cidade de 15 Minutos… Neste episódio, recebemos Alain Bertaud — para nós, o maior urbanista da atualidade — para conversar sobre as ideias e utopias sobre o planejamento urbano e sua evolução ao longo do tempo.
Ouça:
1º – Urbanismo de Tóquio
Como a maior metrópole do mundo, com mais de 37 milhões de pessoas, consegue oferecer transporte de qualidade, moradia acessível e proporcionar uma cidade segura, caminhável e viva? No episódio mais ouvido de 2021, recebemos Felipe Francisco de Souza para conversar sobre o desenvolvimento urbano de Tóquio.
Ouça:
Até 2022! 🙂
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
Dezembro de 2024 marcou os 50 anos da Ciclovía, o experimento de Bogotá que abriu suas ruas para pedestres e ciclistas. Todos os domingos, mais de 100 km de vias da cidade ficam livres de carros, trazendo benefícios à saúde pública e aproximando as comunidades.
Após a Rua Leôncio de Carvalho ser requalificada como rua compartilhada e calçadão, as mais de 10 mil pessoas por dia que atravessavam na esquina com a Paulista passaram a ter uma caminhada contínua e sem riscos de atropelamento.
Como uma das séries de maior sucesso da história pode estar relacionada com o desenvolvimento urbano e as dinâmicas do mercado imobiliário de Nova York nas últimas décadas?
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
COMENTÁRIOS