Como o IPVA ajuda a piorar o trânsito das cidades
O trânsito parece um problema de infraestrutura. E se for, em parte, um problema de incentivos?
Ouça nossa entrevista com Ciro Biderman, coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da FGV.
9 de junho de 2021Minha Casa Minha Vida, propriedades ociosas, impacto das regulações no mercado informal… Neste episódio recebemos Ciro Biderman para uma conversa sobre as políticas urbanas baseadas em evidências.
Paulistano, Ciro é professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da FGV e coordenador do CEPESP, o Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da FGV. Ele é pós-doutor em Economia Urbana pelo Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do MIT e Doutor em Economia pela FGV. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios e Chefe de Gabinete da SPTrans, ambos da Prefeitura de São Paulo.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Regulation and Informal Settlements in Brazil: A Quasi-Experiment Approach
The Brazilian Housing Program Minha Casa Minha Vida: Effect on Urban Sprawl
O PEUC é a melhor solução para o problema das propriedades ociosas?
Mobilidade do Futuro: Um Modelo Disruptivo para São José dos Campos
Como evitar o colapso do transporte coletivo pós-pandemia
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO trânsito parece um problema de infraestrutura. E se for, em parte, um problema de incentivos?
Em Fortaleza, Ceará, estudo mostra como as praças públicas influenciam a saúde mental de pessoas idosas. Entre falhas de acessibilidade, resiliência ao desconforto térmico e experiências de afeto, esses espaços revelam seu potencial como infraestrutura de cuidado urbano.
Caminhar revela a cidade que os planos não mostram: ouvir crianças transforma diagnósticos urbanos em experiências reais.
As calçadas são uma parte fundamental do espaço público de uma cidade, mas elas não têm recebido a devida atenção.
Confira a nossa conversa com Eduardo Andrade de Carvalho sobre arquitetura, caminhabilidade e mercado imobiliário no lançamento de seu novo livro.
Quando as ruas ignoram a lógica do comportamento humano, o resultado é um descompasso entre o projeto e a vida real. Mas com um bom desenho viário, o caminho seguro se torna a opção mais óbvia.
A gentrificação é vista como a grande vilã das cidades. No entanto, é preciso entender o que esse termo realmente significa.
Pesquisa indica que a criação de novas motofaixas não condiz com o objetivo de reduzir acidentes com motociclistas.
Ícone da arquitetura, o Copan é, ao mesmo tempo, um edifício tombado e um condomínio, além de estar em uma área central que passa por políticas de requalificação. Como a legislação lida com casos como este?
COMENTÁRIOS