fbpx
Podcast CP #37 | Economia urbana e acessibilidade à moradia

Podcast CP #37 | Economia urbana e acessibilidade à moradia

Minha Casa Minha Vida, IPTU progressivo, Outorga Onerosa, imóveis ociosos, Land Value Tax… No último episódio de 2020, conversamos sobre economia urbana e acessibilidade à moradia.

9 de dezembro de 2020

Como é calculado o déficit habitacional? O Minha Casa Minha Vida aumentou a acessibilidade à moradia? O que é Outorga Onerosa? Para responder a essas e outras perguntas recebemos Tainá Pacheco e Vanessa Nadalin.

Nascida em São Paulo, Tainá é bacharel em economia pela USP e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV São Paulo. É pesquisadora associada do CEPESP, o Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Publico da FGV e do NEREUS, o Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP. Atualmente é consultora UNESCO para aplicações experimentais de economia comportamental na Prefeitura de São Paulo.

Vanessa é doutora em economia pela USP e pesquisadora do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Foi pesquisadora visitante na Universidade da California em Irvine. No Ipea, foi chefe da assessoria de métodos quantitativos da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais, coordenou a pesquisa “Retrato das áreas Centrais” em parceria com o então Ministério das Cidades e participou de diversas pesquisas ligadas ao tema da habitação. Vanessa nasceu em São João del Rey em Minas Gerais e morou em várias cidades, tendo morado em São Paulo, em Buenos Aires e, atualmente, em Brasília.

Ouça:

Disponível também em Amazon Music, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.


Links:

Como avaliar o Minha Casa, Minha Vida?

Retrato das áreas centrais do Brasil

Morar longe: o Programa Minha Casa Minha Vida e a expansão das Regiões Metropolitanas

Acessibilidade à moradia: “Moradias vagas: um precioso recurso desperdiçado”

É preciso substituir o IPTU por um imposto sobre o valor da terra

Descentralizar São Paulo: uma promessa difícil de cumprir

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.