fbpx
Podcast CP #48 | A evolução das utopias urbanas
Foto: Dennis Letbetter.

Podcast CP #48 | A evolução das utopias urbanas

Ouça nossa entrevista exclusiva com Alain Bertaud, para nós, o maior urbanista da atualidade.

7 de julho de 2021

A Paris de Haussmann, Modernismo, Novo Urbanismo, Transit Oriented Development, Cidade de 15 Minutos… Neste episódio, recebemos Alain Bertaud para conversar sobre as ideias e utopias urbanas e sua evolução ao longo do tempo.

Alain Bertaud se formou em arquitetura em 1967 na Escola Superior Nacional de Belas Artes, em Paris. Durante a graduação, interrompeu seus estudos para trabalhar com licenciamento em Tlemcen, na Argélia, assim como na nova cidade projetada por Le Corbusier de Chandigarh, na Índia. Após a sua formatura, mudou-se para Nova York, onde trabalhou brevemente para o arquiteto Philip Johnson e também como urbanista da Prefeitura.

Sempre acompanhado da sua esposa, Marie-Agnes, também urbanista, mudou-se para o Iêmen, onde trabalhou planejando a rede viária para expansão urbana. Por quase 20 anos, ele foi um dos principais urbanistas do Banco Mundial, onde aconselhou governos locais e nacionais de vários países europeus, Índia, México, Rússia, África do Sul e China, onde teve a oportunidade de aconselhar o governo na abertura econômica durante o governo de Deng Xiaoping.

Atualmente, Alain é um senior fellow no Marron Institute of Urban Management na Universidade de Nova York. Ele também é autor do livro “Order without Design: How Markets Shape Cities”, ainda sem tradução para o português.

Ouça:

Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.


Links:

Livro “Order Without Design”

Cidade de 15 minutos

Entrevista exclusiva com Alain Bertaud

How Cities Design Themselves

Order Without Design: um novo guia para o planejamento urbano

A impossível cidade policêntrica

Utopias urbanas: “The costs of utopia: Brasilia, Johannesburg, and Moscow”

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.