Neste episódio, recebemos Felipe Francisco de Souza para conversar sobre o desenvolvimento urbano de Tóquio. Nascido em São Paulo, Felipe é doutor e pesquisador pelo departamento de engenharia urbana da Universidade de Tóquio, no Japão.
Trabalhou dez anos como gerente de projetos urbanos na Prefeitura de São Paulo. Foi consultor para a ONU Habitat sobre governança metropolitana e planejamento regional, e foi consultor para o Banco Mundial sobre desenvolvimento urbano e práticas de captura de mais-valia fundiária, entre outras consultorias.
Também é autor de diversos livros e atualmente trabalha como consultor para a Agência de Cooperação Internacional do Japão assessorando no planejamento do uso do solo para a implementação do BRT em Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.
Ouça:
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Links:
Especial Tóquio | O que Tóquio pode ensinar para as cidades brasileiras
Por que as ferrovias privadas de Tóquio funcionam tão bem?
Documentário “Tokyo Ride”, por Bêka & Lemoine
The Making of Urban Japan: Cities and Planning from Edo to the Twenty First Century, por André Sorensen
Métodos de Planejamento Urbano: Projetos de Land Readjustment e Redesenvolvimento Urbano, Felipe Francisco de Souza
Land Readjustment: Solving Urban Problems Through Innovative Approach, por Felipe Francisco de Souza, Takeo Ochi e Akio Hosono
Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar
COMENTÁRIOS
Ouvi entrevista com Felipe sobre Tóquio, ótimas informações.