fbpx
Podcast CP #40 | Urbanismo de Tóquio

Podcast CP #40 | Urbanismo de Tóquio

Como a maior metrópole do mundo, com mais de 37 milhões de pessoas, consegue oferecer transporte de qualidade, moradia acessível e proporcionar uma cidade segura, caminhável e viva?

17 de março de 2021

Neste episódio, recebemos Felipe Francisco de Souza para conversar sobre o desenvolvimento urbano de Tóquio. Nascido em São Paulo, Felipe é doutor e pesquisador pelo departamento de engenharia urbana da Universidade de Tóquio, no Japão.

Trabalhou dez anos como gerente de projetos urbanos na Prefeitura de São Paulo. Foi consultor para a ONU Habitat sobre governança metropolitana e planejamento regional, e foi consultor para o Banco Mundial sobre desenvolvimento urbano e práticas de captura de mais-valia fundiária, entre outras consultorias.

Também é autor de diversos livros e atualmente trabalha como consultor para a Agência de Cooperação Internacional do Japão assessorando no planejamento do uso do solo para a implementação do BRT em Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.

Ouça:

Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.


Links:

Especial Tóquio | O que Tóquio pode ensinar para as cidades brasileiras

Por que as ferrovias privadas de Tóquio funcionam tão bem?

Documentário “Tokyo Ride”, por Bêka & Lemoine 

The Making of Urban Japan: Cities and Planning from Edo to the Twenty First Century, por André Sorensen

Métodos de Planejamento Urbano: Projetos de Land Readjustment e Redesenvolvimento Urbano, Felipe Francisco de Souza

Land Readjustment: Solving Urban Problems Through Innovative Approach, por Felipe Francisco de Souza, Takeo Ochi e Akio Hosono

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.