Os desafios do planejamento urbano
“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Qual o papel dos veículos de comunicação no desenvolvimento urbano?
31 de março de 2021Neste episódio, reunimos Bruna Suptitz, Mariana Barros e Raul Juste Lores para uma conversa sobre jornalismo e urbanismo.
Nascida em São Paulo, Mariana é sócia-fundadora da Cidades 21, agência de comunicação focada em temas urbanos. Na Veja, foi subdiretora de Brasil e autora do blog Cidades Sem Fronteiras. Foi editora das revistas Arquitetura e Urbanismo (aU) e Wish Casa e cofundadora da plataforma Esquina.
De Tapejara, no Rio Grande do Sul, Bruna tem graduação em Comunicação Social pela PUCRS e é professora formada pelo magistério público estadual. É idealizadora do canal “Pensar a Cidade” e assina uma coluna de mesmo nome no Jornal do Comércio de Porto Alegre.
Raul Juste Lores, de volta ao nosso podcast, é de Santos. É autor de “São Paulo nas Alturas”, foi redator-chefe da revista Veja São Paulo, e tem uma coluna semanal na rádio CBN. Como correspondente, já morou em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Coluna “Pensar a Cidade”, Jornal do Comércio
Podcast CP #2 | São Paulo nas Alturas (com Raul Juste Lores)
Trabalho e recuperação: a cidade se adapta?
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiar“Além de Rio e Sampa’’, de Jorge Guilherme Francisconi e sôniahelana, é leitura imprescindível para todos os envolvidos no complexo processo de planejar cidades no país.
Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.
A taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento são dois dos parâmetros mais utilizados por zoneamentos e planos diretores.
Confira nossa conversa com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas e da Favela Holding.
Leia a entrevista com o arquiteto e urbanista Anthony Ling, fundador e editor-chefe do Caos Planejado, para a revista Exame.
O Minha Casa, Minha Vida mostrou que é possível criar moradia em larga escala, embora sacrificando a qualidade. Resolver essa última parte da equação é a tarefa da nova etapa do programa.
O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?
Ouça nossa entrevista com Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.
Muito bom!