fbpx
Podcast #52 | Reconversão de áreas portuárias

Podcast #52 | Reconversão de áreas portuárias

Ouça nossa entrevista com Claudio Marinho, Gustavo Guerrante e Renato Dal Pian, onde conversamos sobre as reconversões do Porto Maravilha, do Rio de Janeiro, o Cais Mauá, de Porto Alegre, e o Porto Digital, de Recife.

14 de outubro de 2021

Neste episódio, trazemos três experiências brasileiras de transformações urbanas em áreas portuárias desativadas, com três caminhos diferentes para viabilizar a reconversão deste espaço. No Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, uma Operação Urbana coordenada pela prefeitura; no Cais Mauá, Porto Alegre, uma concessão de uso pelo governo estadual; e em Recife, no Porto Digital, uma coordenação entre poder público, setor privado e sociedade civil.

Para debater esses projetos, recebemos Claudio Marinho, um dos criadores do Porto Digital de Recife, Gustavo Guerrante, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, e Renato Dal Pian, sócio e fundados da Dal Pian Arquitetos, que integra o consórcio Revitaliza, responsável pelo estudo de viabilidade da revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre.

Claudio Marinho

De Coremas, na Paraíba, e tendo recebido o título de cidadão pernambucano, Claudio Marinho estudou engenharia civil e fez especialização em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Pernambuco e especialização em Economia do Setor Público pela UNICAMP. Trabalhou por 26 anos no setor público em diversos cargos relevantes ligados ao governo executivo municipal, em Recife, e estadual, em Pernambuco, tendo sido um dos criadores do Porto Digital de Recife. Ele saiu do Governo de Pernambuco em 2006 como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente por 7 anos, sendo hoje consultor e fundador da Porto Marinho Ltda.

Gustavo Guerrante

Do Rio de Janeiro, Gustavo Guerrante é formado em Eng. Mecânica e possui mestrado em administração, ambos pela UFRJ. Foi Subsecretário de PPPs e Concessões da Prefeitura do Rio de Janeiro durante período de preparação para os Jogos Olímpicos e, em seguida, assessor da Presidente do BNDES para PPPs e Concessões. Em janeiro voltou à Prefeitura como presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Renato Dal Pian

Nascido na cidade de Marília, em São Paulo, Renato Dal Pian é sócio e fundador da Dal Pian Arquitetos. É arquiteto e urbanista pela PUC-Campinas e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, tendo sido também professor da Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie.

Ouça:


Disponível também em:

Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.

Links:

Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Porto Digital de Recife

Dal Pian Arquitetos

As Zonas de Uso Misto na cidade do Rio de Janeiro funcionam?

O custo do mau urbanismo para o Cais Mauá

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.