Como o Bryant Park transformou Manhattan e inspirou espaços públicos
O Bryant Park, em Nova York, foi transformado de um local evitado pelas pessoas em um destino vibrante e, desde então, tornou-se o “padrão ouro” para um espaço público.
Confira nossa conversa com Osmar Lima sobre os desafios da gestão do patrimônio de imóveis públicos no Brasil.
2 de julho de 2025Para conversar sobre os desafios e oportunidades da gestão dos imóveis públicos nas cidades brasileiras, recebemos o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, Osmar Lima.
Nascido no Rio de Janeiro, Osmar é engenheiro de produção e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mais de 14 anos de experiência no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde foi chefe do Departamento de Estruturação de Soluções Imobiliárias e Requalificação Urbana, gerente de investimentos em Private Equity e analista de crédito na área industrial. Atualmente, é Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, e também responde pela presidência da CCPar (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos).

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast e fazer perguntas para os convidados? Faça parte da nossa comunidade de apoiadores.
Artigo: A gestão ineficiente dos imóveis públicos nas cidades brasileiras
Webinar: Case Puerto Madero em Buenos Aires
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO Bryant Park, em Nova York, foi transformado de um local evitado pelas pessoas em um destino vibrante e, desde então, tornou-se o “padrão ouro” para um espaço público.
Tomando o caso de Recife como exemplo, o projeto da Praça Onze, no Rio de Janeiro, pode se revelar uma intervenção de grande valor urbano.
A arborização pode melhorar temperaturas, sensação térmica e qualidade de vida nas cidades. Uma análise com mais de 60 cidades mostra que há espaço para muito mais árvores.
O que o debate sobre transporte público e segregação revela sobre como discutimos a precificação viária.
Estádios podem se relacionar de formas muito diferentes com os seus respectivos entornos, e isso normalmente revela as prioridades do urbanismo da cidade.
Na crise climática, tem uma questão mais urgente que as emissões de carbono, a transição energética e as soluções baseadas na natureza: a moradia.
Para que o programa Minha Casa, Minha Vida seja realmente focado em resolver os problemas de habitação no Brasil e reduzir desigualdades, é necessário que ele passe por um redesenho.
Confira a nossa conversa com Maria Isabel Couto e Carolina Grillo sobre territórios controlados pelo crime no Brasil.
Uma revisão das pesquisas e uma nova análise de dados.
COMENTÁRIOS