Precisamos curar nossa dependência do carro
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Como a maior metrópole do mundo, com mais de 37 milhões de pessoas, consegue oferecer transporte de qualidade, moradia acessível e proporcionar uma cidade segura, caminhável e viva?
17 de março de 2021Neste episódio, recebemos Felipe Francisco de Souza para conversar sobre o desenvolvimento urbano de Tóquio. Nascido em São Paulo, Felipe é doutor e pesquisador pelo departamento de engenharia urbana da Universidade de Tóquio, no Japão.
Trabalhou dez anos como gerente de projetos urbanos na Prefeitura de São Paulo. Foi consultor para a ONU Habitat sobre governança metropolitana e planejamento regional, e foi consultor para o Banco Mundial sobre desenvolvimento urbano e práticas de captura de mais-valia fundiária, entre outras consultorias.
Também é autor de diversos livros e atualmente trabalha como consultor para a Agência de Cooperação Internacional do Japão assessorando no planejamento do uso do solo para a implementação do BRT em Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Especial Tóquio | O que Tóquio pode ensinar para as cidades brasileiras
Por que as ferrovias privadas de Tóquio funcionam tão bem?
Documentário “Tokyo Ride”, por Bêka & Lemoine
Land Readjustment: Solving Urban Problems Through Innovative Approach, por Felipe Francisco de Souza, Takeo Ochi e Akio Hosono
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
Confira quais foram os artigos mais acessados de 2025 no Caos Planejado!
Como as unidades habitacionais novas e caras de hoje se tornam as moradias acessíveis de amanhã.
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
COMENTÁRIOS
Ouvi entrevista com Felipe sobre Tóquio, ótimas informações.