Por que devemos abraçar as bicicletas elétricas
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
Como a maior metrópole do mundo, com mais de 37 milhões de pessoas, consegue oferecer transporte de qualidade, moradia acessível e proporcionar uma cidade segura, caminhável e viva?
17 de março de 2021Neste episódio, recebemos Felipe Francisco de Souza para conversar sobre o desenvolvimento urbano de Tóquio. Nascido em São Paulo, Felipe é doutor e pesquisador pelo departamento de engenharia urbana da Universidade de Tóquio, no Japão.
Trabalhou dez anos como gerente de projetos urbanos na Prefeitura de São Paulo. Foi consultor para a ONU Habitat sobre governança metropolitana e planejamento regional, e foi consultor para o Banco Mundial sobre desenvolvimento urbano e práticas de captura de mais-valia fundiária, entre outras consultorias.
Também é autor de diversos livros e atualmente trabalha como consultor para a Agência de Cooperação Internacional do Japão assessorando no planejamento do uso do solo para a implementação do BRT em Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Especial Tóquio | O que Tóquio pode ensinar para as cidades brasileiras
Por que as ferrovias privadas de Tóquio funcionam tão bem?
Documentário “Tokyo Ride”, por Bêka & Lemoine
Land Readjustment: Solving Urban Problems Through Innovative Approach, por Felipe Francisco de Souza, Takeo Ochi e Akio Hosono
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPara além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
COMENTÁRIOS
Ouvi entrevista com Felipe sobre Tóquio, ótimas informações.