Podcast #105 | Arborização urbana
Confira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
Confira nossa conversa com Sarah Feldman sobre a história do planejamento urbano em São Paulo e no Brasil.
3 de julho de 2024Para conversar sobre a história do zoneamento e do planejamento urbano de São Paulo, cujas práticas foram replicadas em várias cidades brasileiras, recebemos a professora e pesquisadora Sarah Feldman.
Nascida em São Paulo, Sarah é arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, e mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora Sênior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisadora do CNPq. Foi editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012) e membro do Coletivo Editorial da Revista Espaço e Debates (1986-2005). Dentre outras publicações, é autora do livro Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972, e também teve participação em Instituições de urbanismo no Brasil 1930-1979, Vila Itororó: uma história em três atos, Patrimônio cultural: memória e intervenções urbanas e O urbano e o regional no Brasil contemporâneo: mutações, tensões, desafios.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Avanços e limites na historiografia da legislação urbanística no Brasil
Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972
Os anos 30 e a difusão do urbanismo americano no Brasil
Os bairros-jardim em São Paulo
Lei de diretrizes urbanísticas em São Paulo, 1957
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
Na perspectiva do desenvolvimento econômico, vemos que alguns aspectos da configuração urbana de São Paulo são excludentes.
Banheiros públicos são investimentos essenciais para garantir a qualidade dos espaços públicos nas cidades.
A pesquisa em Belo Horizonte mostra que muitas resistências comuns às ciclovias são, na verdade, equivocadas e sem fundamento.
As mudanças nos bairros e nas cidades ao longo dos anos é natural e tentar impor restrições para elas é um equívoco.
Com o objetivo de impulsionar a revitalização do centro, o governo de São Paulo anunciou a transferência da sua sede do Morumbi para Campos Elíseos. Apesar de ter pontos positivos, a ideia apresenta equívocos.
Confira nossa conversa com Diogo Lemos sobre segurança viária e motocicletas.
Ricky Ribeiro, fundador do Mobilize Brasil, descreve sua aventura para percorrer 1 km e chegar até a seção eleitoral: postes, falta de rampas, calçadas estreitas, entulhos...
Conhecida por seu inovador sistema de transportes, Curitiba apresenta hoje dados que não refletem essa reputação. Neste artigo, procuramos entender o porquê.
COMENTÁRIOS