A culpa do pedestre, de novo?
O princípio do código de trânsito é proteger o menor e prezar pela vida do pedestre, mas nos acidentes noticiados o foco é o comportamento de quem estava andando a pé.
Conversamos sobre as consequências de uma má arquitetura para a cidade, a atual regulação urbana do espaço privado e muito mais. Ouça!
16 de maio de 2019Neste episódio recebemos Eduardo Andrade de Carvalho, sócio da Moby, fundador do Esquina, editor da revista Amarello e colaborador do Estadão, Folha de SP, revista AU – Arquitetura e Urbanismo e Caos Planejado, com artigos sobre o mercado imobiliário, cidades e arquitetura.
Nossa conversa é sobre as consequências de uma má arquitetura para a cidade, sua experiência como incorporador imobiliário, a atual regulação urbana do espaço privado, o novo Plano Diretor de São Paulo e muito mais.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Site Esquina – Encontro sobre cidades
Entrevista do Eduardo Andrade de Carvalho para Folha de São Paulo
O papel dos arquitetos diante do mercado imobiliário
Um elogio às pequenas tentações (e como o condomínio-clube pode acabar com elas)
Debate “Como reduzir o déficit habitacional?”, com Raquel Rolnik e Leandro Narloch
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO princípio do código de trânsito é proteger o menor e prezar pela vida do pedestre, mas nos acidentes noticiados o foco é o comportamento de quem estava andando a pé.
O clássico nos lembra que as cidades são construídas para servir às pessoas, e não o contrário.
Confira a nossa conversa com Nabil Bonduki para discutir os principais temas do urbanismo de São Paulo atualmente.
Um estudo do Ipea e da USP mediu o congestionamento nas cidades brasileiras por uma nova perspectiva, que vai além do tempo perdido no trajeto.
Os studios, que se proliferam nas grandes cidades brasileiras, são acusados de servirem somente aos investidores e à locação por temporada. Mas as novas unidades compactas podem ajudar na acessibilidade à moradia.
Uma carta aberta a Ivete Sangalo sobre o que a propaganda não conta a respeito dos serviços de mototáxi por aplicativo.
Diversas experiências exitosas, a baixo custo e rápida implementação, podem inspirar políticas públicas voltadas a cidades mais acolhedoras.
Confira a nossa conversa com Lucas Obino sobre empreendedorismo em desenvolvimento urbano.
Na África Subsaariana, descentralizar não é uma pauta técnica; é uma disputa sobre quem controla o território e os recursos que o sustentam.
COMENTÁRIOS