Fila ou preço? Como o pedágio urbano pode acabar com os congestionamentos de trânsito
Quando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
Ouça nossa entrevista com Gabriel Kogan, professor convidado na Tokyo Institute of Technology.
25 de agosto de 2021Arquitetura, moradia, gestão de resíduos, preservação do patrimônio histórico, Olimpíadas 2020… Diretamente de Tóquio, neste episódio, Gabriel Kogan compartilha suas impressões sobre a vida urbana da capital japonesa.
De São Paulo, Gabriel Kogan é arquiteto e crítico, formado pela FAU-USP. É professor convidado na Tokyo Institute of Technology em 2021 e palestrante convidado na Politécnica de Milão. É professor na Escola da Cidade e oferece cursos livres no MASP e MuBE. Colaborou com a Folha de São Paulo e as revistas Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no IHE-Delft e desenvolve atualmente doutorado na FAU-USP sobre relações entre a arquitetura brasileira e japonesa. Trabalhou como arquiteto no Studio MK27 e também dirige filmes curta metragens em parceria com Pedro Kok.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Podcast CP #40 | Urbanismo de Tóquio (com Felipe Francisco de Souza)
O que Tóquio pode ensinar para as cidades brasileiras
Five architecture and design controversies that rocked the Tokyo Olympics
Pet Architecture Building in leftover urban spaces
Eliminação da exigência de recuos/afastamentos obrigatórios
The underground cathedral protecting Tokyo from floods
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando todos perdem tempo, alguém precisa repensar o sistema.
"O Brasil ainda não se deu conta do tamanho do impacto dos carros autônomos".
Precisamos de mais algumas cidades de verdade. Como podemos consegui-las?
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
COMENTÁRIOS