Como uma cidade nos Andes se integrou à natureza – e se tornou mais saudável
A estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Na nossa segunda entrevista recebemos Raul Juste Lores, ex-correspondente da Folha em Pequim, Washington e NY, e atual editor-chefe da revista Veja SP.
21 de março de 2019Na nossa segunda entrevista recebemos Raul Juste Lores, ex-correspondente da Folha em Pequim, Washington e Nova York, ex-correspondente da Veja em Buenos Aires e atual editor-chefe da revista Veja São Paulo. Dentre os diversos assuntos discutidos, conversamos sobre a dependência dos carros das cidades brasileiras, os novos desafios do mercado imobiliário, as experiências urbanas do extremo oriente e, claro, sobre seu novo e elogiado livro “São Paulo nas Alturas”.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Como Seul pode inspirar Porto Alegre a transformar o arroio Dilúvio
VejaSP – São Paulo nas Alturas
A luta da elite paulistana pela exclusão da cidade
Após anos de degradação, Avenida Rebouças tem expansão imobiliária
Cidades brasileiras: a pior verticalização do mundo
Adensamento ao longo de eixos de transporte não é adensamento suficiente
Conversão de área industrial: experiência do 4º distrito de Porto Alegre
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA estratégia da cidade de Loja, no Equador, gerou ganhos em mobilidade ativa, infraestrutura, mitigação de inundações e bem-estar emocional.
Confira a nossa conversa com o presidente da SP Urbanismo, Pedro Fernandes.
Com a implantação de uma taxa de congestionamento, Nova York se tornou mais um exemplo que teve resultados positivos após a medida. O que as cidades brasileiras podem aprender com isso?
Dados mostram que uma limitação da oferta de moradia está associada a maiores aumentos nos preços do aluguel em bairros de menor renda.
O aumento das temperaturas está colocando à prova a funcionalidade das cidades, da eficiência do transporte à produtividade do trabalho informal. O desenho urbano e as infraestruturas resilientes são fundamentais para que as metrópoles continuem habitáveis.
Conheça o projeto que quer introduzir habitações sociais integradas à cidade, no centro de Recife, por meio de locação social.
Nos anos 1990, diante de uma cidade em crise, o prefeito alcançou melhorias na vida urbana induzindo mudanças comportamentais nos cidadãos.
O planejamento urbano brasileiro está mais preocupado em tentar "projetar" lotes privados do que em cuidar do espaço público e da infraestrutura.
Enquanto o planejamento urbano e o orçamento municipal continuam priorizando o automóvel, os pedestres e ciclistas são prejudicados.
COMENTÁRIOS
por gentileza, disponibilizem o podcast no CastBox 🙂
Oi, Marcelo, tudo bem?
Obrigado pela sugestão, atendemos seu pedido e agora os episódios estão disponíveis também no Castbox: https://castbox.fm/channel/Caos-Planejado-id2060122?country=br 😉
Esperamos que goste do Podcast. Abraço!