Como Copenhagen se tornou a joia do urbanismo mundial | Parte 1
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Na nossa décima entrevista, nossa conversa é sobre a relação das crianças com a cidade, para tratar deste assunto, convidamos Bianca Antunes. Ouça agora!
11 de julho de 2019Nossa conversa hoje é sobre a relação única das crianças com a cidade e sobre o FICA, o Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel. Para tratar deste assunto, convidamos a especialistas Bianca Antunes, criadora do Casacadabra, projeto com publicações e atividades infantis que falam de forma lúdica sobre arquitetura e urbanismo.
Bianca também é mestre em desenvolvimento urbano e cooperação internacional com dupla titulação pela TU Darmstadt e pela UIC Barcelona. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP e foi editora-chefe da revista AU – Arquitetura e Urbanismo. Desde 2019 atua como coordenadora geral da FICA, uma associação que busca garantir moradia acessível nas grandes cidades.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
1% dos donos de imóveis concentra 45% do valor imobiliário de São Paulo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
Confira nossa conversa com Osmar Lima sobre os desafios da gestão do patrimônio de imóveis públicos no Brasil.
Após o mês do movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, precisamos refletir sobre como temos lidado com esse problema.
COMENTÁRIOS