A cidade de 15 minutos: mito e realidade
Poder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Na nossa décima entrevista, nossa conversa é sobre a relação das crianças com a cidade, para tratar deste assunto, convidamos Bianca Antunes. Ouça agora!
11 de julho de 2019Nossa conversa hoje é sobre a relação única das crianças com a cidade e sobre o FICA, o Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel. Para tratar deste assunto, convidamos a especialistas Bianca Antunes, criadora do Casacadabra, projeto com publicações e atividades infantis que falam de forma lúdica sobre arquitetura e urbanismo.
Bianca também é mestre em desenvolvimento urbano e cooperação internacional com dupla titulação pela TU Darmstadt e pela UIC Barcelona. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP e foi editora-chefe da revista AU – Arquitetura e Urbanismo. Desde 2019 atua como coordenadora geral da FICA, uma associação que busca garantir moradia acessível nas grandes cidades.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
1% dos donos de imóveis concentra 45% do valor imobiliário de São Paulo
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarPoder ter todas as necessidades diárias supridas a apenas 15 minutos de caminhada de casa é uma ideia muito atraente. Mas será que o planejamento urbano é capaz de alcançar isso plenamente?
Cidades brasileiras frequentemente alegam não possuir recursos para ampliar ou melhorar a sua infraestrutura, mesmo para algumas finalidades básicas como zeladoria de espaços públicos ou implantação de ciclovias, ambas de relativo baixo custo.
Dados geoespaciais e análises socioambientais impulsionam o planejamento urbano sustentável, como demonstram os casos de Belo Horizonte e Campinas.
Confira nossa conversa com Victor Macêdo, da Prefeitura de Fortaleza, sobre as transformações na mobilidade urbana da cidade.
A medida da Prefeitura de São Paulo vai na contramão de tudo que uma gestão eficiente da mobilidade urbana e dos espaços públicos deveria ser.
A criação da "Faixa 4" do Minha Casa Minha Vida só reforça as contradições que o programa sempre teve.
Bairros e comunidades necessitam de espaços públicos onde as pessoas gostam de estar. Existem diferentes formas de ativar esses espaços, tornando-os mais vibrantes e interessantes.
Muitos se perguntam como podem contribuir com a cidade ou iniciar um projeto para ela. Esta é a lista atualizada com algumas das principais possibilidades.
Confira nossa conversa com Henrique Evers e Guilherme Iablonovski sobre como foi a expansão demográfica e morfológica das cidades brasileiras nos últimos 30 anos.
COMENTÁRIOS