Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.
Quais as atribuições da Secretaria Nacional de Trânsito? O que é municipalização do trânsito e como é abordada a questão das cidades à nível federal? De que tipo de infraestrutura viária o país mais carece? Para responder a essas outras perguntas recebemos Adrualdo Catão, atual Secretário Nacional de Trânsito.
Adrualdo Catão
Nascido em João Pessoa, Adrualdo é Secretário Nacional de Trânsito. Foi Diretor Presidente do DETRAN de Alagoas e, anteriormente, foi secretário-executivo do Gabinete Civil do estado.
É formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo também professor da Universidade Federal do Alagoas e do Centro Universitário CESMAC (AL).
Adrualdo também atuou como conselheiro federal da OAB, diretor da Escola Superior da Advocacia e membro da Escola Nacional de Advocacia.
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Com arte, paisagismo, mobiliário urbano, lojas, restaurantes e pistas para ciclismo e caminhadas, municípios estão mudando a forma como os indivíduos enxergam e utilizam esses lugares. Conheça algumas dessas medidas que têm recuperado a vitalidade dessas regiões.
É consenso entre pesquisadores que investir em infraestrutura cicloviária atrai mais pessoas à rua. A bicicleta, além de ser um carro a menos, pode ser utilizada tanto para deslocamentos curtos como para longos.
Cabo Verde, na África, tinha uma política habitacional muito voltada para a construção de novas moradias, mas reconheceu que era necessária uma nova abordagem com outras linhas de atuação. O que o Brasil pode aprender com esse modelo?
Os espaços públicos são essenciais para a vida urbana, promovendo inclusão, bem-estar e identidade coletiva, mas frequentemente são negligenciados. Investir em seu projeto, gestão e acessibilidade é fundamental para criar cidades mais justas, saudáveis e vibrantes.
O conceito da "Cidade de 15 Minutos" propõe uma mobilidade facilitada sem depender do automóvel. Como a cidade de São Paulo se encaixaria nesse contexto? Confira a análise do tempo de deslocamento dos moradores para diferentes atividades.
COMENTÁRIOS