fbpx
Artigos mais lidos de 2021
Imagem: Guilherme Santos/PMPA.

Artigos mais lidos de 2021

Confira os os 5 artigos mais lidos no blog do Caos Planejado no ano de 2021.

20 de dezembro de 2021

Encerramos 2021 agradecendo a confiança e suporte de toda a comunidade do Caos Planejado. Vocês são essenciais na expansão do debate sobre cidades e urbanismo para além da academia, enriquecendo o debate sobre as nossas cidades com conteúdo técnico em linguagem acessível.

Neste ano, publicamos cerca de 70 artigos e 20 episódios do podcast, atingindo mais de 35 mil acessos mensais. Esse alcance é potencializado pela nossa parceria com o ArchDaily, o maior site de arquitetura do mundo, que republica nosso conteúdo em suas plataformas, gerando um número ainda maior de acessos. Além de dezenas de publicações e menções em veículos externos, incluindo os jornais Folha de S. Paulo, Estadão, Valor e Zero Hora, e as revistas Exame e VejaSP.

Nosso conteúdo tem ajudado a pautar o debate sobre revisão de planos diretores, habitação, adensamento e políticas de mobilidade em cidades do país inteiro. Para citar algumas conquistas, inspiramos a retirada da exigência de vagas de estacionamento em empreendimentos na cidade de Porto Alegre, iniciamos um debate sobre a concessão da Zona Azul e do estacionamento público em São Paulo, despertamos interesse de diversos agentes do poder executivo e legislativo a respeito das políticas urbanas no Rio de Janeiro e participamos de evento técnico na revisão do plano diretor de Natal. Também vimos alunos do Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Sul pautando suas dissertações de graduação em urbanismo a partir do nosso conteúdo, formando uma nova geração de urbanistas alinhados com as nossas pautas.

Este impacto só é possível através de dezenas de colaboradores que produzem conteúdos de forma voluntária, assim como uma rede de apoiadores que, através de pequenas doações, ajudam a sustentar financeiramente o funcionamento da plataforma.

Este suporte é essencial: através dele que conseguimos realizar nosso trabalho, mantendo a independência da nossa linha editorial. Assim, se você gosta do trabalho que temos realizado, convidamos você a ser nosso apoiador e fazer parte da nossa rede.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado! 🙂

Artigos mais lidos de 2021

A seguir, listamos os 5 artigos mais lidos no blog do Caos Planejado no ano de 2021.

5º – Parem de construir viadutos para resolver problemas de mobilidade

Viadutos

“Esse tipo de solução parte da premissa incorreta de que, ao ampliar a capacidade viária, alivia-se o trânsito congestionado de uma determinada região e, consequentemente, se reduz o tempo de viagem. No entanto, o que realmente acontece é que, com o passar do tempo, o trânsito voltará a ficar congestionado, tornando inútil a ampliação viária realizada.”

4º – Os fatores proibidos do adensamento urbano

Adensamento

“Se o objetivo é aumentar a densidade urbana e a acessibilidade habitacional, as evidências indicam que todas as formas de permitir aumento de densidade devem ser bem-vindas. É preciso evitar o paradoxo de tentar buscar o aumento da densidade urbana sem novas construções, assim como a redução do déficit habitacional sem a construção de novas moradias.”

3º – A ponte Salvador-Itaparica vale mesmo a pena?

Salvador

Sendo a Bahia um estado pobre, é difícil aceitar que se aloque R$ 1,2 bilhão de recursos públicos em uma ponte que nem sequer possui viabilidade econômica. […] Hoje, qualquer pessoa minimamente informada sabe que os carros têm os dias contados. Num horizonte de cinco a dez anos serão drasticamente reduzidos, sendo substituídos por autômatos compartilhados e articulados a sistemas metroviários.”

2º – Porto Alegre, uma Nova York encoberta pelos Planos Diretores

Artigos mais lidos 2 - Porto Alegre

“Porto Alegre, contrária a verticalizar-se, possuiu, nos anos 50, uma tipologia de edifícios com a qual foi possível compactar e densificar a cidade a níveis internacionais.

Na década de 1950, Porto Alegre crescia em uma média de 5% ao ano, sua população passou de 395 mil para 635 mil habitantes em 1960. Praticamente duplicou o número de pessoas, ao mesmo tempo em que ocorreu uma verdadeira explosão imobiliária. A verticalização passou a ser corriqueira e nessa época foram aprovados os edifícios mais altos da capital.”

1º – SimCity criou uma geração de urbanistas

Mais lidos 1 - SimCity

“Entre 1989 e 2021, o SimCity inspirou — ou talvez enganou — uma geração de crianças a entrar no planejamento urbano com a ideia de gerenciar cidades como máquinas. Com a próxima geração de urbanistas crescendo a base de uma dieta constante de memes cínicos de planejamento e políticas YIMBY, retornar às raízes de SimCity com um pouco de realismo chato pode ser apenas o que a série precisa. Dê aos jogadores a opção de experimentar ideias emergentes sobre trânsito e reforma de leis de zoneamento e um novo SimCity político pode realmente dar origem a uma geração de planejadores de cidades preparados para jogar o jogo.”

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.