3 maneiras em que o aumento da oferta de moradia reduz os preços
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Ouça nossa entrevista com Gabriela Tenorio, doutora em arquitetura e urbanismo, e professora da FAU-UnB.
10 de março de 2022O que é um prédio gentil? E arquitetura hostil? No primeiro episódio de 2022, recebemos Gabriela Tenorio para uma conversa sobre cidades gentis e como atrair e reter mais pessoas nos espaços públicos.
Nascida em Juiz de Fora-MG, Gabriela mora em Brasília desde 1974. Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU-UnB, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Desde 1996, é professora da FAU/UnB, em regime de dedicação exclusiva, atualmente na área de urbanismo. É criadora e coordenadora do CEEP/Centro de Estudo de Espaços Públicos, da FAU/UnB.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
9° Encontro CAU-DF – Urbanismo
Ao desocupado em cima da ponte. Brasília, arquitetura e vida pública
Tese de professora da arquitetura recebe menção honrosa em encontro nacional
O Programa de Transporte Urbano de Brasília: discussão e especulações – uma abordagem ambiental
“Para espaços públicos vivos”, por Gabriela Tenorio
É proibido construir ruas bonitas
Cercar espaços públicos é errado em todos os sentidos imagináveis
Podcast #53 | Urbanismo social
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
COMENTÁRIOS