Manifesto dos urbanistas e arquitetos(as) populares por moradia digna, direito à cidade, justiça social e redução das desigualdades
Leia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Neste episódio conversamos sobre Natal, uma das mais antigas cidades brasileiras. Com muitas belezas naturais e uma economia em declínio, hoje a capital potiguar discute a revisão de seu Plano Diretor tentando conciliar a sua vocação turística ao desenvolvimento urbano.
2 de setembro de 2020Para conversarmos sobre essas questões, recebemos os natalenses Sophia Motta e Arthur Dutra.
Sophia é arquiteta e urbanista, fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Gestão de Projetos na UFRN, e hoje também é professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRN. Está à frente do escritório PYPA Urbanismo & Desenvolvimento Imobiliário e é membro da diretoria do IAB-RN.
Arthur é advogado formado pela UFRN. Foi Assessor jurídico na Assembleia Legislativa do RN. Foi Vice-presidente da Comissão Especial da OAB/RN para revisão do Plano Diretor de Natal e Conselheiro do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Artigo: Patrimônio perverso: como Ouro Preto segrega sua cidade real
Abaixo-assinado: #SALVENATAL: por um Plano Diretor melhor para nossa cidade
Artigo: Liberdade, moradia e ousadia para recuperar o Centro de Natal
Matéria: Mais de 10% da população de Natal vive em favelas, diz IBGE
Artigo: Natal e a proteção da paisagem costeira através do planejamento urbano
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarLeia e assine o manifesto em defesa dos arquitetos(as) e urbanistas populares que atuam nas cidades brasileiras.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
Os governos municipais deveriam atuar como uma empresa que gerencia uma plataforma.
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Hong Kong enfrenta hoje grandes desafios de acessibilidade habitacional, que são um resultado da forma como suas regulações foram estabelecidas.
Em Dakar, há pouca regulação sobre os lotes privados, e os espaços públicos também não recebem a devida atenção. Quais são as consequências dessa ausência do poder público na prática?
Confira nossa conversa com Ruan Juliet, morador da Rocinha e comunicador, sobre os desafios da vida na favela.
COMENTÁRIOS