Podcast #141 | Fundo FICA e acesso à moradia digna
Confira a nossa conversa com Simone Gatti sobre os diferentes programas de moradia social do Fundo FICA.
Ouça nossa conversa com Evandro Holz, assessor técnico internacional da ONU-Habitat, e Jeiza Barbosa, Oficial Nacional da ONU-Habitat para Cabo Verde.
13 de julho de 2022Quais os principais desafios urbanos das cidades africanas? Quais suas semelhanças com a realidade brasileira? Qual o papel da ONU-Habitat na resolução desses problemas? Para responder a essas e outras perguntas, e compartilhar suas experiências com o urbanismo africano, recebemos Evandro Holz, assessor técnico internacional da ONU-Habitat, e Jeiza Barbosa, Oficial Nacional da ONU-Habitat para Cabo Verde.
De Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Evandro é engenheiro urbano com mais de 15 anos de experiência em mais de 30 países. Seu trabalho implica em levar políticas à ação e a ação às políticas em áreas como desenvolvimento urbano, habitação e melhoria de assentamentos informais.
Ele é assessor técnico internacional para a ONU-Habitat, trabalhando especialmente com países lusófonos na África (onde serviu como coordenador nacional para Cabo Verde em 2019), e co-fundador da Clurb, que oferece produtos de software para a gestão urbana.
Nascida na cidade de São Filipe, ilha do Fogo em Cabo Verde, Jeiza é graduada em Geografia pela Universidade de Cabo Verde, com pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Construção pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, e mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.
Atuou como Diretora Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e Administradora Executiva do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde coordenando processos de elaboração de vários planos de ordenamento do território. É Oficial Nacional da ONU-Habitat para Cabo Verde desde março de 2020.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
African cities with the highest population growth rate (Business Insider Africa)
Política Nacional de Habitação de Cabo Verde (Governo de Cabo Verde)
Política Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo de Cabo Verde (Governo de Cabo Verde)
Perfil do Setor de Habitação de Cabo Verde (Governo de Cabo Verde)
Bissau 2030 Sustainable Development Plan (ONU-Habitat)
Vamos apagar a linha imaginária que divide as cidades brasileiras (Caos Planejado)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira a nossa conversa com Simone Gatti sobre os diferentes programas de moradia social do Fundo FICA.
Como identificar, na prática, quando o zoneamento está de fato limitando a construção.
Studios não vão resolver a crise habitacional, mas podem oferecer benefícios e não devem ser demonizados.
A experiência de Bogotá, na Colômbia, oferece lições importantes sobre como o planejamento urbano deve lidar com o transporte informal.
Confira a nossa conversa com Anthony Ling sobre os assuntos que mais repercutiram no Caos Planejado no último ano.
Se a dependência do carro é resultado de uma trajetória, sua reversão não pode ser delegada à uma escolha individual por 24 horas.
Como a rua espanhola, com sua densidade, diversidade, espaços públicos e fachadas ativas, começou a desaparecer.
O cercamento é inverter não só a lógica de o que significa um espaço público, mas também a responsabilidade do gestor público em provê-los.
O princípio do código de trânsito é proteger o menor e prezar pela vida do pedestre, mas nos acidentes noticiados o foco é o comportamento de quem estava andando a pé.
COMENTÁRIOS