Podcast #117 | O caos e a cidade
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Ouça nossa entrevista com Claudio Marinho, Gustavo Guerrante e Renato Dal Pian, onde conversamos sobre as reconversões do Porto Maravilha, do Rio de Janeiro, o Cais Mauá, de Porto Alegre, e o Porto Digital, de Recife.
14 de outubro de 2021Neste episódio, trazemos três experiências brasileiras de transformações urbanas em áreas portuárias desativadas, com três caminhos diferentes para viabilizar a reconversão deste espaço. No Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, uma Operação Urbana coordenada pela prefeitura; no Cais Mauá, Porto Alegre, uma concessão de uso pelo governo estadual; e em Recife, no Porto Digital, uma coordenação entre poder público, setor privado e sociedade civil.
Para debater esses projetos, recebemos Claudio Marinho, um dos criadores do Porto Digital de Recife, Gustavo Guerrante, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, e Renato Dal Pian, sócio e fundados da Dal Pian Arquitetos, que integra o consórcio Revitaliza, responsável pelo estudo de viabilidade da revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre.
De Coremas, na Paraíba, e tendo recebido o título de cidadão pernambucano, Claudio Marinho estudou engenharia civil e fez especialização em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Pernambuco e especialização em Economia do Setor Público pela UNICAMP. Trabalhou por 26 anos no setor público em diversos cargos relevantes ligados ao governo executivo municipal, em Recife, e estadual, em Pernambuco, tendo sido um dos criadores do Porto Digital de Recife. Ele saiu do Governo de Pernambuco em 2006 como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente por 7 anos, sendo hoje consultor e fundador da Porto Marinho Ltda.
Do Rio de Janeiro, Gustavo Guerrante é formado em Eng. Mecânica e possui mestrado em administração, ambos pela UFRJ. Foi Subsecretário de PPPs e Concessões da Prefeitura do Rio de Janeiro durante período de preparação para os Jogos Olímpicos e, em seguida, assessor da Presidente do BNDES para PPPs e Concessões. Em janeiro voltou à Prefeitura como presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).
Nascido na cidade de Marília, em São Paulo, Renato Dal Pian é sócio e fundador da Dal Pian Arquitetos. É arquiteto e urbanista pela PUC-Campinas e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, tendo sido também professor da Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).
As Zonas de Uso Misto na cidade do Rio de Janeiro funcionam?
O custo do mau urbanismo para o Cais Mauá
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
Se os condutores jovens são os que mais causam acidentes e os mais aptos a usar outros tipos de transporte, quais poderiam ser os efeitos de um aumento da idade mínima para dirigir?
Entenda quais são as soluções de planejamento, governança, parcerias e implementação técnica de projetos que fazem da Holanda uma referência em adaptação climática.
A pesquisa do Instituto Corrida Amiga revela vários desafios e falhas nos tempos para a travessia de pedestres nas cidades, que são, muitas vezes, insuficientes.
Adis Abeba, capital da Etiópia, tenta transformar sua mobilidade urbana por meio do desenvolvimento de corredores de transporte, incentivando o andar a pé, a bicicleta e o transporte coletivo.
COMENTÁRIOS