Os artigos mais lidos em 2023

Os artigos mais lidos em 2023

O Caos Planejado encerra esse ano com muito a comemorar. Confira quais artigos bombaram por aqui em 2023

25 de dezembro de 2023

Chegamos a mais um fim de ano! E que ano, hein?

Como não poderia deixar de ser, nosso agradecimento vai para os apoiadores e demais membros da comunidade do Caos Planejado. Tudo que fazemos aqui só é possível graças a vocês!

Nos faltam palavras para expressar o quão importante é esse apoio para a manutenção de um debate plural e amplo sobre uma nova forma de ver nossas cidades. É um prazer, para todos nós da equipe do Caos Planejado, fomentar esse espaço de troca de conhecimentos e boas práticas.

Nós chegamos ao fim de 2023 com mais de 100 artigos, mais de 200 colunas e 17 episódios de podcast publicados. Contribuímos com iniciativas importantes como uso útil de espaços ociosos abaixo de viadutos em Porto Alegre, a vinda do urbanista Alain Bertaud ao Brasil para o lançamento do livro “Ordem sem Design“, o 1º Encontro Cidades Responsivas e muito mais.

Outro destaque é a nossa parceria com a ArchDaily que se manteve firme e forte pelo terceiro ano seguido, com diversos artigos nossos sendo publicados pela plataforma.

Novamente, tudo isso só é possível graças a nossa rede de apoiadores. Assim, convidamos você, leitor, a se tornar um apoiador do Caos Planejado. A partir da sua contribuição, você passa a receber benefícios exclusivos, como participação em encontros e gravações do nosso podcast, sorteios, descontos e mais.

Sem mais delongas, vamos à nossa lista de artigos mais lidos em 2023!

Os mais lidos

6º – A evolução de Nova York

Manhattan

Como a evolução de Nova York explica a perda de densidade de Manhattan ao longo dos últimos cem anos?

Artigo de Thiago Jardim.

5º – Maceió: abrir ruas em um parque pode melhorar o trânsito?

Maceió

Embora vendidas como obras de mobilidade urbana, investimentos em ampliação da capacidade viária não são, nem serão, suficientes para resolver os problemas de mobilidade urbana das cidades.

Artigo de Ruan Victor Amaral.

4º – As cidades médias que assustam as capitais

cidades médias

Segundo o Censo 2022, as cidades médias (100 mil a 499 mil habitantes) ganharam 8,3 milhões de habitantes.

Artigo de André Sette.

3º – O Leblon pode perder seus moradores?

Leblon

Será que, em alguns anos, teremos que fazer um programa de incentivo a novas moradias? O Reviver Leblon?

Artigo por Rogerio Godfeld Cardeman.

2º – Por dentro do túnel: notas sobre a passagem subterrânea para pedestres em Salvador

Túnel

O que justifica um gasto de quase R$ 300 milhões em um túnel, com demanda estimada de apenas 3 mil usuários por dia?

Artigo por ObMob Salvador.

1º – Qual o melhor lugar para se viver em São Paulo?

São Paulo

Densidade demográfica, desenvolvimento humano e preço do m²: algumas reflexões a partir de uma análise dos dados dos distritos paulistanos.

Artigo de Vitor Meira França.

Esses foram nossos artigos mais lidos em 2023 por vocês. Que em 2024 possamos continuar trazendo um novo olhar sobre as nossas cidades. O Caos Planejado deseja a todos boas festas!

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

Desafios e soluções na concessão de parques

Parques públicos são fundamentais para as cidades e o meio ambiente, mas sua manutenção disputa espaço no orçamento com outras áreas prioritárias, como saúde e educação. Para reduzir despesas, o Poder Público tem realizado parcerias com a iniciativa privada. No entanto, as consequências desse modelo ainda precisam ser melhor avaliadas.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.