3 maneiras em que o aumento da oferta de moradia reduz os preços
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Anthony conta como surgiram os projetos do Caos Planejado e do Guia de Gestão Urbana, e responde perguntas sobre cidade — entre elas, qual o principal problema dos municípios brasileiros.
7 de agosto de 2017Os problemas que afetam a infraestrutura das cidades brasileiras costumam ser atribuídos ao crescimento desordenado combinado com a falta de planejamento na gestão urbana. Na visão do arquiteto e urbanista Anthony Ling, no entanto, esse pensamento é equivocado. Segundo ele, o excesso de regulamentações e regras acabou gerando transtornos em vez de resolvê-los. “Há um mito de que é possível melhorar a vida das pessoas automaticamente por meio de legislação”. Ling é fundador e editor do site Caos Planejado, que trata de temas relacionados ao urbanismo.
Nesta entrevista, Ling conta como surgiu o projeto do site e fala sobre o “Guia de gestão urbana”, (BEI, 2017), livro que traz propostas para serem implementadas pelos governos municipais na gestão da infraestrutura das cidades. Para ele, o principal problema dos municípios brasileiros é a questão habitacional, e que é preciso discutir soluções que permitam que mais pessoas tenham acesso ao mercado imobiliário formal e, assim, tenham condições dignas de moradia.
Postado originalmente no Instituto Millenium.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarQuando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
Confira nossa conversa com o professor André Dias e a fundadora do projeto Mãos Invisíveis, Vanessa Lima, sobre os desafios para lidar com as pessoas em situação de rua no Brasil.
O controle que as organizações criminosas exercem sobre territórios informais no Brasil está ligado à configuração desses espaços e ao planejamento urbano.
O gradil foi instalado sem qualquer consulta pública, sem projeto técnico e interfere radicalmente no acesso e na visibilidade do local. Cercar é a representação máxima de uma visão de cidade excludente.
COMENTÁRIOS