A favela é parte da cidade
Nós somos a história. Prazer, Morro da Providência.
Anthony conta como surgiram os projetos do Caos Planejado e do Guia de Gestão Urbana, e responde perguntas sobre cidade — entre elas, qual o principal problema dos municípios brasileiros.
7 de agosto de 2017Os problemas que afetam a infraestrutura das cidades brasileiras costumam ser atribuídos ao crescimento desordenado combinado com a falta de planejamento na gestão urbana. Na visão do arquiteto e urbanista Anthony Ling, no entanto, esse pensamento é equivocado. Segundo ele, o excesso de regulamentações e regras acabou gerando transtornos em vez de resolvê-los. “Há um mito de que é possível melhorar a vida das pessoas automaticamente por meio de legislação”. Ling é fundador e editor do site Caos Planejado, que trata de temas relacionados ao urbanismo.
Nesta entrevista, Ling conta como surgiu o projeto do site e fala sobre o “Guia de gestão urbana”, (BEI, 2017), livro que traz propostas para serem implementadas pelos governos municipais na gestão da infraestrutura das cidades. Para ele, o principal problema dos municípios brasileiros é a questão habitacional, e que é preciso discutir soluções que permitam que mais pessoas tenham acesso ao mercado imobiliário formal e, assim, tenham condições dignas de moradia.
Postado originalmente no Instituto Millenium.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNós somos a história. Prazer, Morro da Providência.
A grande contribuição dos carros elétricos para as nossas cidades é a eliminação da poluição do ar e a drástica redução da poluição sonora. Mas é só isso.
Confira a nossa conversa com Ericson Scorsim sobre como as cidades brasileiras podem lidar com o problema dos ruídos.
O zoneamento inclusivo (ou cota de solidariedade) não é a melhor estratégia para promover acessibilidade habitacional, mas virou uma forma de barganha para a aprovação de leis que permitam mais construção.
A única forma de aumentar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras é com a construção de uma rede ampla, segura e conectada de ciclovias.
O que perdemos quando insistimos em separar meio ambiente e sociedade?
Quando o zoneamento limita a oferta de moradia, aumentar o potencial construtivo gera mais unidades. Dados de Auckland e São Paulo evidenciam isso.
Confira a nossa conversa com Leonardo Paranaguá sobre os projetos da Cia City e o futuro dos bairros jardim.
Os críticos diziam que liberar mais potencial construtivo geraria apartamentos grandes e caros. Mas uma pesquisa em Mumbai, uma das cidades mais populosas do mundo, descobriu o contrário.
COMENTÁRIOS