fbpx
10 sites de mobilidade urbana que você deveria estar seguindo
Imagem: Steve Keiretsu/Flickr.

10 sites de mobilidade urbana que você deveria estar seguindo

Confira as indicações de Marcos Schlickmann, doutor em sistemas de transportes e integrante do departamento de mobilidade e transportes do Porto.

3 de maio de 2015

Além do próprio Caos Planejado, neste texto vou listar outros 10 sites e blogs que acompanho na área da mobilidade urbana que interessados no tema deveriam seguir.


1 – Vá de Bike

Tudo sobre bicicletas e ciclo-ativismo no Brasil e no Mundo. Em português.


2 – Via Trolebus

Notícias e análises sobre mobilidade urbana no Brasil e no Mundo. Em português.


3 – Diário do Transporte

Se você quer estar em dia com tudo o que se passa no mercado do transporte público brasileiro e internacional, este é o site a seguir. Chefiado pelo busólogo e jornalista da rádio CBN Ádamo Bazani. Em português.


4 – Copenhagenize

Chefiado pelo Mikael Colville-Andersen, este site dissemina o “modo Copenhagen” de fazer ciclismo urbano. Vale a pena! Em inglês.


5 – Market Urbanism

Um site que apresenta ensaios e opiniões sobre o papel do mercado no Urbanismo e nos transportes. Para os liberais (ou não) que se questionam: “Mas e sem o Estado, quem vai construir as ruas?” Em inglês.


6 – The City Fix Brasil

Blog produzido pela EMBARQ Brasil, apresenta notícias diversas sobre mobilidade sustentável. Em português, e também vale acompanhar a versão em inglês.


7 – Human Transit

Sem dúvida, um dos melhores sites sobre transporte público! Jarrett Walker apresenta sua experiência profissional e sua visão muito peculiar e arrojada sobre o papel dos transportes nas cidades. Pra quem quer saber mais sobre dimensionamento de redes de ônibus tanto em vilas rurais quanto em grandes cidades, este é o site. Seu livro também vale a pena! Em inglês.


8 – Urban Demographics

Blog comandado por Rafael Pereira, doutorando brasileiro em Oxford, trata de assuntos diversos sobre cidades, demografia, políticas de transporte e análises espaciais. Muito bom! Em inglês.


9 – The Transport Politic

Blog comandado pelo urbanista e jornalista Yonah Freemark. Analisa principalmente os transportes públicos: sistemas em fase de projeto, construção ou operação. Excelente! Em inglês.


10 – Transportationist

Blog comandado pelo Professor David Levinson da Universidade de Minnesota. Apresenta ensaios sobre temas complexos de forma muito clara e fácil de entender. Sem dúvida o melhor blog que há por aí. Excelente! Em inglês.

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • “Fazer ciclismo urbano” é um termo horrível, que o próprio Mikael Coville-Anderson rejeitaria. Transmite a ideia de usar bicicleta como esporte ou lazer.
    O termo certo é: “pedalar como transporte diário numa metrópole.”
    Favor corrigir.

    • Muito obrigado pelo comentário, Lucas.
      Sua interpretação é interessante e respeitamos seus argumentos em defesa do uso de “pedalar como transporte diário numa metrópole”.
      Preferimos manter o “fazer ciclismo urbano” por considerarmos apenas uma discordância de terminologia, já que no nosso entendimento as duas formas transmitem a mesma ideia.
      Abraço!

  • Temos replicado em nosso site antp.org.br artigos do arquiteto Anthony Ling desde 2013. Mantemos contato com ele, inclusive com o fornecimento de estudos sobre transporte desregulamentado. Ele sabe quem somos e o que fazemos. A ANTP existe há quase 39 anos, possui uma revista técnica há 37 anos, promove congressos técnicos com frequência e tem hoje a maior biblioteca sobre os variados temas da mobilidade, disponível gratuitamente a quem quiser pesquisar. Sinto não estarmos em sua lista. Fica a dica. Abraços

    • Oi Alexandre, tudo bem? Te escrevo pessoalmente pois reconheço integralmente a importância da ANTP e todo apoio dado pela Associação ao meu trabalho desde os primórdios do site. Dado que a ANTP é a principal instituição de transporte brasileira, entendo que o Marcos Paulo priorizou aqui sites menos reconhecidos, mirando principalmente em um público jovem e não-técnico – que domina a leitura do Caos Planejado. Enfim, não gostaria que este desentendimento prejudicasse a relação institucional que temos até o momento, ficando sempre a disposição para colaborar com o trabalho da ANTP. Abraços