Exercício de cidadania: 10 anos da Associação Parque Minhocão
Associação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
Confira as indicações de Marcos Schlickmann, doutor em sistemas de transportes e integrante do departamento de mobilidade e transportes do Porto.
3 de maio de 2015Além do próprio Caos Planejado, neste texto vou listar outros 10 sites e blogs que acompanho na área da mobilidade urbana que interessados no tema deveriam seguir.
Tudo sobre bicicletas e ciclo-ativismo no Brasil e no Mundo. Em português.
Notícias e análises sobre mobilidade urbana no Brasil e no Mundo. Em português.
Se você quer estar em dia com tudo o que se passa no mercado do transporte público brasileiro e internacional, este é o site a seguir. Chefiado pelo busólogo e jornalista da rádio CBN Ádamo Bazani. Em português.
Chefiado pelo Mikael Colville-Andersen, este site dissemina o “modo Copenhagen” de fazer ciclismo urbano. Vale a pena! Em inglês.
Um site que apresenta ensaios e opiniões sobre o papel do mercado no Urbanismo e nos transportes. Para os liberais (ou não) que se questionam: “Mas e sem o Estado, quem vai construir as ruas?” Em inglês.
Blog produzido pela EMBARQ Brasil, apresenta notícias diversas sobre mobilidade sustentável. Em português, e também vale acompanhar a versão em inglês.
Sem dúvida, um dos melhores sites sobre transporte público! Jarrett Walker apresenta sua experiência profissional e sua visão muito peculiar e arrojada sobre o papel dos transportes nas cidades. Pra quem quer saber mais sobre dimensionamento de redes de ônibus tanto em vilas rurais quanto em grandes cidades, este é o site. Seu livro também vale a pena! Em inglês.
Blog comandado por Rafael Pereira, doutorando brasileiro em Oxford, trata de assuntos diversos sobre cidades, demografia, políticas de transporte e análises espaciais. Muito bom! Em inglês.
Blog comandado pelo urbanista e jornalista Yonah Freemark. Analisa principalmente os transportes públicos: sistemas em fase de projeto, construção ou operação. Excelente! Em inglês.
Blog comandado pelo Professor David Levinson da Universidade de Minnesota. Apresenta ensaios sobre temas complexos de forma muito clara e fácil de entender. Sem dúvida o melhor blog que há por aí. Excelente! Em inglês.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarAssociação Parque Minhocão busca transformar o Elevado Presidente João Goulart em São Paulo em um parque urbano, enfrentando desafios.
No Edifício JK, imóveis quase dobraram de valor em menos de 1 ano; pra entender o porquê é preciso avaliar tudo sob a ótica do marketing e as leis do mercado.
Os subúrbios americanos, apesar de verdes, são insustentáveis por sua baixa densidade e uso excessivo de carros. Áreas mais densas são a solução.
Países Baixos têm 84% da população usando bicicletas em 2021. Após protestos e crise do petróleo nos anos 70, tornaram-se referência em ciclismo urbano.
Equipe do Prof. Shlomo Angel da NYU e C40 Cities lançam curso online sobre crescimento urbano para o Sul Global em português.
A URBTEC anuncia o lançamento oficial do Caderno Ilustrado de Normas e Legislações Urbanísticas — Guia Prático de Urbanismo.
Confira nossa entrevista com Luciana Pitombo e Vitor Meira França sobre a concessão de parques.
Lagos, em constante crescimento e prevista para ser a cidade mais populosa da África, enfrenta desafios significativos em governança e desigualdade social.
As calçadas, antes tão cheias de vida e vitalidade urbana, tornaram-se caminhos estreitos, muitas vezes com pouco espaço para caminhar.
Muito obrigado pelo comentário, Lucas.
Sua interpretação é interessante e respeitamos seus argumentos em defesa do uso de “pedalar como transporte diário numa metrópole”.
Preferimos manter o “fazer ciclismo urbano” por considerarmos apenas uma discordância de terminologia, já que no nosso entendimento as duas formas transmitem a mesma ideia.
Abraço!
Temos replicado em nosso site antp.org.br artigos do arquiteto Anthony Ling desde 2013. Mantemos contato com ele, inclusive com o fornecimento de estudos sobre transporte desregulamentado. Ele sabe quem somos e o que fazemos. A ANTP existe há quase 39 anos, possui uma revista técnica há 37 anos, promove congressos técnicos com frequência e tem hoje a maior biblioteca sobre os variados temas da mobilidade, disponível gratuitamente a quem quiser pesquisar. Sinto não estarmos em sua lista. Fica a dica. Abraços
Oi Alexandre, tudo bem? Te escrevo pessoalmente pois reconheço integralmente a importância da ANTP e todo apoio dado pela Associação ao meu trabalho desde os primórdios do site. Dado que a ANTP é a principal instituição de transporte brasileira, entendo que o Marcos Paulo priorizou aqui sites menos reconhecidos, mirando principalmente em um público jovem e não-técnico – que domina a leitura do Caos Planejado. Enfim, não gostaria que este desentendimento prejudicasse a relação institucional que temos até o momento, ficando sempre a disposição para colaborar com o trabalho da ANTP. Abraços
Muito bom saber sobre esses sites, daí podemos saber e ter mas informações e até participar de promoções…
Lamentávelmente deixaram de citar o blog Nosso Transporte Público apesar de ser um site novo tem abordado bem o tema transporte público. https://galesitransportes.wordpress.com/2015/05/05/transporte-e-mobilidade-sustentavel-investimento-em-tecnologia-limpa-faz-bem-a-populacao/
Obrigado pelo comentário Sr. Paulo Roberto.
“Fazer ciclismo urbano” é um termo horrível, que o próprio Mikael Coville-Anderson rejeitaria. Transmite a ideia de usar bicicleta como esporte ou lazer.
O termo certo é: “pedalar como transporte diário numa metrópole.”
Favor corrigir.