fbpx
10 sites de mobilidade urbana que você deveria estar seguindo

10 sites de mobilidade urbana que você deveria estar seguindo

Confira as indicações de Marcos Schlickmann, doutor em sistemas de transportes e integrante do departamento de mobilidade e transportes do Porto.

3 de maio de 2015

Neste texto vou listar os 10 sites e blogs que acompanho na área da Mobilidade Urbana que interessados no tema deveriam seguir.

 

1 – Vá de Bike

Tudo sobre bicicletas e ciclo-ativismo no Brasil e no Mundo. Em português.

 

2 – Via Trolebus

Notícias e análises sobre mobilidade urbana no Brasil e no Mundo. Em português.

 

3 – Diário do Transporte

Se você quer estar em dia com tudo o que se passa no mercado do transporte público brasileiro e internacional, este é o site a seguir. Chefiado pelo busólogo e jornalista da rádio CBN Ádamo Bazani. Em português.

 

4 – Copenhagenize

Chefiado pelo Mikael Colville-Andersen, este site dissemina o “modo Copenhagen” de fazer ciclismo urbano. Vale a pena! Em inglês.

 

5 – Market Urbanism

Um site que apresenta ensaios e opiniões sobre o papel do mercado no Urbanismo e nos transportes. Para os liberais (ou não) que se questionam: “Mas e sem o Estado, quem vai construir as ruas?” Em inglês.

 

6 – The City Fix Brasil

Blog produzido pela EMBARQ Brasil, apresenta notícias diversas sobre mobilidade sustentável. Em português, e também vale acompanhar a versão em inglês.

 

7 – Human Transit

Sem dúvida, um dos melhores sites sobre transporte público! Jarrett Walker apresenta sua experiência profissional e sua visão muito peculiar e arrojada sobre o papel dos transportes nas cidades. Pra quem quer saber mais sobre dimensionamento de redes de ônibus tanto em vilas rurais quanto em grandes cidades, este é o site. Seu livro também vale a pena! Em inglês.

 

8 – Urban Demographics

Blog comandado por Rafael Pereira, doutorando brasileiro em Oxford, trata de assuntos diversos sobre cidades, demografia, políticas de transporte e análises espaciais. Muito bom! Em inglês.

 

9 – The Transport Politic

Blog comandado pelo urbanista e jornalista Yonah Freemark. Analisa principalmente os transportes públicos: sistemas em fase de projeto, construção ou operação. Excelente! Em inglês.

 

10 – Transportationist

Blog comandado pelo Professor David Levinson da Universidade de Minnesota. Apresenta ensaios sobre temas complexos de forma muito clara e fácil de entender. Sem dúvida o melhor blog que há por aí. Excelente! Em inglês.


Vale lembrar que a opinião apresentada pelos autores não necessariamente representa a minha.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • “Fazer ciclismo urbano” é um termo horrível, que o próprio Mikael Coville-Anderson rejeitaria. Transmite a ideia de usar bicicleta como esporte ou lazer.
    O termo certo é: “pedalar como transporte diário numa metrópole.”
    Favor corrigir.

    • Muito obrigado pelo comentário, Lucas.
      Sua interpretação é interessante e respeitamos seus argumentos em defesa do uso de “pedalar como transporte diário numa metrópole”.
      Preferimos manter o “fazer ciclismo urbano” por considerarmos apenas uma discordância de terminologia, já que no nosso entendimento as duas formas transmitem a mesma ideia.
      Abraço!

  • Temos replicado em nosso site antp.org.br artigos do arquiteto Anthony Ling desde 2013. Mantemos contato com ele, inclusive com o fornecimento de estudos sobre transporte desregulamentado. Ele sabe quem somos e o que fazemos. A ANTP existe há quase 39 anos, possui uma revista técnica há 37 anos, promove congressos técnicos com frequência e tem hoje a maior biblioteca sobre os variados temas da mobilidade, disponível gratuitamente a quem quiser pesquisar. Sinto não estarmos em sua lista. Fica a dica. Abraços

    • Oi Alexandre, tudo bem? Te escrevo pessoalmente pois reconheço integralmente a importância da ANTP e todo apoio dado pela Associação ao meu trabalho desde os primórdios do site. Dado que a ANTP é a principal instituição de transporte brasileira, entendo que o Marcos Paulo priorizou aqui sites menos reconhecidos, mirando principalmente em um público jovem e não-técnico – que domina a leitura do Caos Planejado. Enfim, não gostaria que este desentendimento prejudicasse a relação institucional que temos até o momento, ficando sempre a disposição para colaborar com o trabalho da ANTP. Abraços