Analisando sistemas de ônibus de diferentes cidades brasileiras
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
Ouça nossa entrevista exclusiva com Alain Bertaud, para nós, o maior urbanista da atualidade.
7 de julho de 2021A Paris de Haussmann, Modernismo, Novo Urbanismo, Transit Oriented Development, Cidade de 15 Minutos… Neste episódio, recebemos Alain Bertaud para conversar sobre as ideias e utopias urbanas e sua evolução ao longo do tempo.
Alain Bertaud se formou em arquitetura em 1967 na Escola Superior Nacional de Belas Artes, em Paris. Durante a graduação, interrompeu seus estudos para trabalhar com licenciamento em Tlemcen, na Argélia, assim como na nova cidade projetada por Le Corbusier de Chandigarh, na Índia. Após a sua formatura, mudou-se para Nova York, onde trabalhou brevemente para o arquiteto Philip Johnson e também como urbanista da Prefeitura.
Sempre acompanhado da sua esposa, Marie-Agnes, também urbanista, mudou-se para o Iêmen, onde trabalhou planejando a rede viária para expansão urbana. Por quase 20 anos, ele foi um dos principais urbanistas do Banco Mundial, onde aconselhou governos locais e nacionais de vários países europeus, Índia, México, Rússia, África do Sul e China, onde teve a oportunidade de aconselhar o governo na abertura econômica durante o governo de Deng Xiaoping.
Atualmente, Alain é um senior fellow no Marron Institute of Urban Management na Universidade de Nova York. Ele também é autor do livro “Order without Design: How Markets Shape Cities”, ainda sem tradução para o português.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Entrevista exclusiva com Alain Bertaud
Order Without Design: um novo guia para o planejamento urbano
A impossível cidade policêntrica
Utopias urbanas: “The costs of utopia: Brasilia, Johannesburg, and Moscow”
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarOs contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Mapas digitais oficiais podem transformar o planejamento urbano no Brasil, ampliando a segurança jurídica e integrando informações.
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
COMENTÁRIOS