Entrevista com Alain Bertaud
Confira a entrevista com uma das maiores referências do urbanismo sobre suas principais ideias e seu livro "Ordem Sem Design".
Confira nossa entrevista com Nina Rentel Scheliga, Diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões, sobre desenvolvimento social.
1 de dezembro de 2022Qual o trabalho desenvolvido pela Gerando Falcões? O que é a Favela 3D? Qual o trabalho desenvolvido pela TETO? E qual a importância desses projetos no desenvolvimento social nas cidades brasileiras?
Para responder a essas e outras perguntas recebemos Nina Rentel Scheliga, Diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões.
Nascida em São Paulo, Nina Rentel Scheliga é Diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social presente em mais de 6 mil favelas do Brasil. Formada em Ciências Políticas pela Carleton University e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, construiu sua trajetória no terceiro setor com desenvolvimento comunitário, desigualdade social e favelas.
Foi diretora executiva na organização TETO Brasil onde segue como conselheira até hoje. Como Diretora de Tecnologias Sociais, é responsável por desenvolver soluções inovadoras para combater a pobreza multidimensional em favelas do Brasil, como o programa Favela 3D – Digital, Digna e Desenvolvida.
Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Projeto social transforma favela em São José do Rio Preto (Jornal Nacional)
Habitat Brasil e Gerando Falcões realizam mutirão de melhorias habitacionais em Ferraz (O Diário)
Tutela não, obrigado (Gerando Falcões)
Land Readjustment: uma solução para a urbanização não-planejada (Caos Planejado)
Projeto Favela 3D quer medir vulnerabilidade e pobreza nas comunidades brasileiras (Mobile Time)
Favelas serão exemplo de inovação sustentável, diz Nina Rentel (Habitability)
Entrevista com Nina Rentel, programa Café da Manhã (TV Cultura)
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira a entrevista com uma das maiores referências do urbanismo sobre suas principais ideias e seu livro "Ordem Sem Design".
Considerar as particularidades e ritmos dos mais novos é o passo decisivo para um planejamento urbano inclusivo.
Para além dos preconceitos, a ampliação do uso das bicicletas elétricas pode ser, sim, uma ótima oportunidade para as cidades.
As compras online já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Porém, nas favelas as entregas têm limitações importantes. Para resolver esse problema, foi criada a Favela Xpress.
Confira nossa conversa com Raquel Rolnik sobre o planejamento urbano excludente e o caos das cidades brasileiras.
Copenhagen se tornou uma referência mundial ao abraçar um conjunto de princípios e estratégias para sair de uma crise. Essas soluções podem inspirar outras cidades pelo mundo.
Conhecida como “a cidade mais feliz do mundo”, a capital da Dinamarca é uma referência em qualidade de vida urbana. Mas nem sempre foi assim.
Entenda a história da persistente crise de acessibilidade habitacional em Nova York e as possíveis soluções para o problema.
O programa de Ruas para Crianças tem transformado a realidade do bairro do Jordão, em Recife, melhorando ruas e criando espaços públicos.
COMENTÁRIOS