Podcast #120 | Urbanismo Social
Confira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
Para conversar sobre a oferta de moradia e as transformações de São Paulo estimuladas pelas mudanças em seu Plano Diretor, recebemos Nabil Bonduki.
29 de agosto de 2019Para conversar sobre a oferta de moradia e as transformações da cidade de São Paulo nos últimos anos — estimuladas pelas mudanças em seu Plano Diretor —, recebemos Nabil Bonduki, professor titular de Planejamento Urbano da FAU USP, colunista da Folha de São Paulo e Conselheiro do CAU/SP, onde coordena a Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial. Em São Paulo, foi relator do Plano Diretor Estratégico (2002 e em 2014), foi secretário de Cultura e também Superintendente de Habitação Popular de 89 a 92. Foi também Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e, como consultor, coordenou o Plano Nacional de Habitação e vários planos diretores e de Habitação. Tem 14 livros publicados, entre os quais, Origens da Habitação Social no Brasil (1998), prêmio Anpur (Associação Nacional de Pós‐graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional) e Pioneiros da Habitação Social, prêmio Jabuti de 2015.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
O desafio urbano de São Paulo é reduzir as desigualdades
Após anos de degradação, Avenida Rebouças tem expansão imobiliária
Origens da habitação social no Brasil
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarConfira nossa conversa com Carlos Leite e Fabiana Tock sobre as iniciativas de urbanismo social no Brasil e no mundo.
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Hong Kong enfrenta hoje grandes desafios de acessibilidade habitacional, que são um resultado da forma como suas regulações foram estabelecidas.
Em Dakar, há pouca regulação sobre os lotes privados, e os espaços públicos também não recebem a devida atenção. Quais são as consequências dessa ausência do poder público na prática?
Confira nossa conversa com Ruan Juliet, morador da Rocinha e comunicador, sobre os desafios da vida na favela.
Todo projeto de rede cicloviária deve ser conectado, direto, seguro, confortável e atrativo.
Cidades com áreas centrais mais adensadas permitem mais qualidade de vida, mais eficiência e menos impacto ambiental. Mas o crescimento das cidades brasileiras tem caminhado na direção oposta.
Cidades são dinâmicas, e os tipos de uso do solo precisam acompanhar as mudanças pelas quais a cidade passa.
Obrigado por ouvir, Yasmin! Já estamos cientes do problema neste episódio e estamos tomando algumas medidas para evitar que isso aconteça no futuro.
Abs,
Anthony
Ótimo conteúdo como sempre, uma pena áudio estar ruim em alguns momentos.