Pela estatização da calçada
A manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
Confira nossa conversa com a engenheira florestal Isabela Guardia sobre arborização urbana.
6 de novembro de 2024Para conversar sobre os desafios, oportunidades e a importância da arborização urbana, recebemos a engenheira florestal Isabela Guardia.
De Mogi Mirim, São Paulo, Isabela é Engenheira Florestal e Mestra em Silvicultura Urbana pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo. É arborista certificada pela International Society of Arboriculture, é associada à Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e Gerente na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim-SP. Também é responsável pelo perfil Árvores Urbanas (@arvores.urbanas) no Instagram.

Disponível também em:
Quer participar ao vivo das gravações do podcast? Seja nosso apoiador premium.
Associação de bairro dos Jardins faz abaixo-assinado pedindo enterramento da fiação elétrica
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarA manutenção privada gera uma noção equivocada do que significa espaço público, gerando ambiguidade da propriedade.
Confira o regulamento e participe! Inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro.
Entenda por que o BRT é um conceito de planejamento fracassado.
Confira o webinar com o urbanista David Sim sobre seu livro "Cidade Suave: Densidade, Diversidade e Proximidade na Vida Cotidiana".
Como formalizar a cidade real pode reduzir preços, reter gente e destravar a Amazônia urbana.
A urbanização brasileira foi marcada por um protagonismo do automóvel, negligenciando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. Isso precisa mudar.
Estudo nos EUA conclui que o número de ciclistas é 1,8 vezes maior em ciclovias protegidas do que em ciclovias padrão e 4,3 maior do que em trechos sem ciclovias.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2025.
Publicamos mais de 150 colunas no Caos Planejado ao longo do ano. Confira quais foram as mais lidas de cada colunista!
COMENTÁRIOS