Analisando sistemas de ônibus de diferentes cidades brasileiras
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
Assista ao debate realizado pelo Ipea, que tratou dos desafios e propostas para facilitar a expansão urbana com novos enfoques da gestão pública.
20 de abril de 2022O excesso de normas, leis e regulamentos e as alternativas para aprimorar a gestão das cidades foram tema do debate “Impacto Regulatório no Desenvolvimento Urbano”, promovido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no dia 7 de abril de 2022.
O evento foi conduzido pelo diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Nilo Saccaro, e contou com a participação do nosso editor-chefe Anthony Ling, de Victor Carvalho Pinto, coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, Diana Motta, pesquisadora do Ipea e especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Luiz Felipe Seixas, professor de graduação e do mestrado acadêmico em Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarOs contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Mapas digitais oficiais podem transformar o planejamento urbano no Brasil, ampliando a segurança jurídica e integrando informações.
Quando a oferta aumenta mais que a demanda; quando há adensamento; e quando ocorre um processo de filtragem.
Confira nossa conversa com Kátia Mello e Andressa Capriglione sobre o Moradia Primeiro, uma estratégia de transformação social para lidar com a população em situação de rua.
Promoções e praticidade do comércio eletrônico podem esconder impactos negativos da modalidade para a vida urbana das grandes cidades.
Segundo pesquisa, a sinalização voltada a motociclistas não pode ser considerada a causa principal para a queda no número de acidentes na capital paulista.
O crescimento urbano do Rio de Janeiro proporcionou encontros, produtividade e novas ideias.
Quer saber se uma cidade está prosperando? Comece com uma ida ao banheiro.
COMENTÁRIOS