fbpx
Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana
Imagem: Alexandre Macieira | Riotur.

Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana

Assista a conversa sobre o livro "Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana", de Rogério Cardeman.

27 de janeiro de 2022

Em dezembro de 2021, o Arquitetura e Movimento Debates promoveu uma conversa sobre o livro “Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana”, de Rogério Goldfeld Cardeman. Além do autor, participaram do bate-papo Washington Fajardo, Secretário de Planejamento Urbano da cidade do Rio de Janeiro, e Anthony Ling, nosso editor-chefe. O encontro foi mediado por Leila Marques.

Sobre o livro

A pesquisa realizada para entender os processos de transformação da paisagem do bairro de Vargem Grande traz um novo olhar sobre áreas de expansão da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os processos de ocupação urbana, historicamente consolidada, com novos parâmetros que se estabelecem nos territórios a oeste. Destaca as novas formas e usos que ali se manifestam, mapeando níveis e tipos de apropriação e de diálogo entre espaços públicos e privados e, mais importante ainda, indicando a sua ausência.

Assista a conversa:

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.