5 livros para entender e amar cidades
Não são muitos os livros que mostram o que é uma cidade, como ela funciona e, ainda, com uma linguagem cativante. Mas eles existem!
Assista a conversa sobre o livro "Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana", de Rogério Cardeman.
27 de janeiro de 2022Em dezembro de 2021, o Arquitetura e Movimento Debates promoveu uma conversa sobre o livro “Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana”, de Rogério Goldfeld Cardeman. Além do autor, participaram do bate-papo Washington Fajardo, Secretário de Planejamento Urbano da cidade do Rio de Janeiro, e Anthony Ling, nosso editor-chefe. O encontro foi mediado por Leila Marques.
A pesquisa realizada para entender os processos de transformação da paisagem do bairro de Vargem Grande traz um novo olhar sobre áreas de expansão da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os processos de ocupação urbana, historicamente consolidada, com novos parâmetros que se estabelecem nos territórios a oeste. Destaca as novas formas e usos que ali se manifestam, mapeando níveis e tipos de apropriação e de diálogo entre espaços públicos e privados e, mais importante ainda, indicando a sua ausência.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNão são muitos os livros que mostram o que é uma cidade, como ela funciona e, ainda, com uma linguagem cativante. Mas eles existem!
Sua obra se tornou uma espécie de símbolo de urbanismo, uma referência usada por muitos de uma cidade organizada mas que, ao mesmo tempo, não perdeu seu romantismo.
Estima-se que há 40.000 imóveis encontram-se abandonados só na região da Administração Regional da Sé, uma região totalmente equipada com infraestrutura, serviços públicos e um comércio movimentadíssimo durante o dia.
COMENTÁRIOS