Uma breve história das favelas de Guarulhos
Iniciado em 1970, o processo de favelização na cidade de Guarulhos foi marcado por processos de migração, ações de retirada de barracos e lutas de resistência.
Assista a conversa sobre o livro "Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana", de Rogério Cardeman.
27 de janeiro de 2022Em dezembro de 2021, o Arquitetura e Movimento Debates promoveu uma conversa sobre o livro “Transformação da paisagem: Desenho e planejamento em áreas de expansão urbana”, de Rogério Goldfeld Cardeman. Além do autor, participaram do bate-papo Washington Fajardo, Secretário de Planejamento Urbano da cidade do Rio de Janeiro, e Anthony Ling, nosso editor-chefe. O encontro foi mediado por Leila Marques.
A pesquisa realizada para entender os processos de transformação da paisagem do bairro de Vargem Grande traz um novo olhar sobre áreas de expansão da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os processos de ocupação urbana, historicamente consolidada, com novos parâmetros que se estabelecem nos territórios a oeste. Destaca as novas formas e usos que ali se manifestam, mapeando níveis e tipos de apropriação e de diálogo entre espaços públicos e privados e, mais importante ainda, indicando a sua ausência.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarIniciado em 1970, o processo de favelização na cidade de Guarulhos foi marcado por processos de migração, ações de retirada de barracos e lutas de resistência.
O domínio de facções no Brasil revela a falência do Estado e a precariedade do urbanismo formal. Transporte, serviços e espaços públicos são moldados por regras paralelas, expondo a exclusão e a desigualdade, enquanto soluções urgentes para a dignidade urbana são necessárias.
Confira nossa conversa com o jornalista Raul Juste Lores sobre o debate urbanístico no Brasil nos últimos anos.
O Coeficiente de Aproveitamento determina a área construída permitida em cada lote da cidade. Apesar de ser um instrumento importante na gestão urbana, a forma como ele é definido e aplicado no Brasil carrega diversas contradições.
A contribuição da vida e obra de Donald Shoup é fundamental para entender os problemas dos estacionamentos nas cidades.
Com arte, paisagismo, mobiliário urbano, lojas, restaurantes e pistas para ciclismo e caminhadas, municípios estão mudando a forma como os indivíduos enxergam e utilizam esses lugares. Conheça algumas dessas medidas que têm recuperado a vitalidade dessas regiões.
É consenso entre pesquisadores que investir em infraestrutura cicloviária atrai mais pessoas à rua. A bicicleta, além de ser um carro a menos, pode ser utilizada tanto para deslocamentos curtos como para longos.
A ampliação do acesso à água tratada e à coleta de esgoto pode trazer diversos benefícios para a economia, a saúde pública e a coesão social.
Pequenas intervenções preventivas no desenho urbano podem ser mais valiosas do que vários policiais.
COMENTÁRIOS