Podcast CP | Episódios mais ouvidos de 2019
Imagem: Vanessa Bumbeers/Unsplash.

Podcast CP | Episódios mais ouvidos de 2019

Favelas, mercado imobiliário, transporte, arquitetura, direito urbanístico. Vem conferir os episódios mais ouvidos do ano do Podcast Caos Planejado.

19 de dezembro de 2019

5º – São Paulo nas alturas

Raul Juste Lores é ex-correspondente da Folha em Pequim, Washington e Nova York, ex-correspondente da Veja em Buenos Aires e atual editor-chefe da revista Veja São Paulo. Dentre os diversos assuntos discutidos, conversamos sobre a dependência dos carros das cidades brasileiras, os novos desafios do mercado imobiliário, as experiências urbanas do extremo oriente e sobre seu livro “São Paulo nas Alturas”.

4º – Favela: cidade informal vs. formal

Neste episódio falamos sobre as políticas de habitação no Brasil, separação entre cidade formal e informal, e urbanização das favelas. Para esta conversa, recebemos a especialista Elisabete França, arquiteta pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie.

3º – Arquitetura vs. Mercado Imobiliário

Eduardo Andrade de Carvalho é sócio da Moby, fundador do Esquina, editor da revista Amarello e colaborador do Estadão, Folha de SP, revista AU – Arquitetura e Urbanismo e Caos Planejado, com artigos sobre o mercado imobiliário, cidades e arquitetura.

Nossa entrevista aborda as consequências de uma má arquitetura para a cidade, sua experiência como incorporador imobiliário, a atual regulação urbana do espaço privado, o novo Plano Diretor de São Paulo e muito mais.

2º – Do transporte a pé ao sistema de metrô

Marcos Paulo Schlickmann é doutor em sistemas de transportes pelo MIT Portugal, engenheiro civil no departamento de mobilidade e transportes da Câmara Municipal do Porto e colaborador do site desde 2015.

Nossa conversa abordou todas as escalas de mobilidade, desde o transporte a pé, até o sistema de metrô. Sua entrevista foi dividida em duas partes:

Parte 1

Transporte a pé, patinetes, bicicletas, motos e carros (ridesharing e carros autônomos).

Parte 2

Microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.

1º – Direito urbanístico e a função social da cidade

Victor Carvalho Pinto é Consultor Legislativo do Senado Federal na área de Desenvolvimento Urbano desde 2002. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República e contribuiu para a elaboração de diversas leis, como o Estatuto da Cidade, a lei da regularização fundiária e a lei de parcelamento do solo.

No episódio mais ouvido de 2019, falamos sobre o direito urbanístico, as carências dos planos diretores das cidades brasileiras, além das funções sociais da cidade e propriedade.

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

Desafios e soluções na concessão de parques

Parques públicos são fundamentais para as cidades e o meio ambiente, mas sua manutenção disputa espaço no orçamento com outras áreas prioritárias, como saúde e educação. Para reduzir despesas, o Poder Público tem realizado parcerias com a iniciativa privada. No entanto, as consequências desse modelo ainda precisam ser melhor avaliadas.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.