O que faz de uma cidade “inteligente”?
Entendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Minha Casa Minha Vida, IPTU progressivo, Outorga Onerosa, imóveis ociosos, Land Value Tax… No último episódio de 2020, conversamos sobre economia urbana e acessibilidade à moradia.
9 de dezembro de 2020Como é calculado o déficit habitacional? O Minha Casa Minha Vida aumentou a acessibilidade à moradia? O que é Outorga Onerosa? Para responder a essas e outras perguntas recebemos Tainá Pacheco e Vanessa Nadalin.
Nascida em São Paulo, Tainá é bacharel em economia pela USP e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV São Paulo. É pesquisadora associada do CEPESP, o Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Publico da FGV e do NEREUS, o Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP. Atualmente é consultora UNESCO para aplicações experimentais de economia comportamental na Prefeitura de São Paulo.
Vanessa é doutora em economia pela USP e pesquisadora do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Foi pesquisadora visitante na Universidade da California em Irvine. No Ipea, foi chefe da assessoria de métodos quantitativos da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais, coordenou a pesquisa “Retrato das áreas Centrais” em parceria com o então Ministério das Cidades e participou de diversas pesquisas ligadas ao tema da habitação. Vanessa nasceu em São João del Rey em Minas Gerais e morou em várias cidades, tendo morado em São Paulo, em Buenos Aires e, atualmente, em Brasília.
Disponível também em Amazon Music, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Como avaliar o Minha Casa, Minha Vida?
Retrato das áreas centrais do Brasil
Morar longe: o Programa Minha Casa Minha Vida e a expansão das Regiões Metropolitanas
Acessibilidade à moradia: “Moradias vagas: um precioso recurso desperdiçado”
É preciso substituir o IPTU por um imposto sobre o valor da terra
Descentralizar São Paulo: uma promessa difícil de cumprir
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarEntendendo o que esse conceito realmente significa a partir de diferentes perspectivas.
Confira a nossa conversa com o pesquisador e gestor Santiago Uribe sobre o papel do urbanismo social na cidade de Medellín.
A ausência de assistência técnica de projeto e acompanhamento das reformas no desenho inicial do Programa Reforma Casa Brasil ameaça o potencial transformador da nova política do governo federal, lançada em outubro.
Depois de anos de ceticismo, os carros autônomos emergem com força e começam a redesenhar a mobilidade urbana. Precisamos nos preparar para as mudanças que vêm pela frente.
Diante de eventos climáticos extremos, as cidades precisam adotar estratégias para garantir o bem-estar de seus moradores mesmo em altas temperaturas.
Enquanto brasileiros se indignam com poluição visual e prédios altos, milhões vivem sem infraestrutura básica e sob domínio do crime organizado.
Confira a nossa conversa com a urbanista e vereadora em Curitiba, Laís Leão, sobre o papel dos vereadores nas cidades.
Os contrastes e semelhanças entre as diferentes cidades na gestão do transporte público coletivo revelam deficiências, pontos de atenção e oportunidades de melhoria.
As cidades brasileiras precisam de um alinhamento maior entre o planejamento urbano e o estudo das relações econômicas.
Roger, que alegria receber esse comentário! Seguimos tentando melhorar nosso trabalho a cada dia, e ficamos a disposição para perguntas e sugestões.
Um abraço,
Anthony
Adorei esse podcast, foi a minha porta de entrada para conhecer o Caos Planejado e seguir acompanhando todo o trabalho que vocês realizam.