10 cidades que estão projetando ruas para crianças
No programa Street for Kids, várias cidades ao redor do mundo implementaram projetos de intervenção para tornar ruas mais seguras e convidativas para as crianças.
Com uma história urbana tão particular (e polêmica), Brasília hoje discute a revisão de seu Plano Diretor.
14 de outubro de 2020Para entender como o planejamento urbano influencia a dinâmica da nossa capital e como promover uma cidade mais acessível preservando suas características urbanas e as mudanças do Plano Diretor de Brasília, recebemos Mário Pacheco.
Nascido em Teresina, no Piauí, Mário é formado em Arquitetura e Urbanismo na UFPI, a Universidade Federal do Piauí, com graduação sanduíche no Illinois Institute of Technology, em Chicago. Tem mestrado em Projeto e Planejamento Urbano pela UNB, a Universidade de Brasília, e cursa pós-graduação em Engenharia Ambiental na Universidade Cândido Mendes. É pesquisador da UNB e da UFPI, e atualmente atua como o Coordenador de Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana na elaboração do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Lúcio Costa, Brasília Revisitada
Brasília: uma cidade que não faríamos de novo
Juscelino Kubitschek, Por que construí Brasília
Plano Diretor de Ordenamento Territorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarNo programa Street for Kids, várias cidades ao redor do mundo implementaram projetos de intervenção para tornar ruas mais seguras e convidativas para as crianças.
Algumas medidas que têm como objetivo a “proteção” do pedestre na verdade desincentivam esse modal e o torna mais hostil na cidade.
A Roma Antiga já possuía maneiras de combater o efeito de ilha de calor urbana. Com a mudança climática elevando as temperaturas globais, será que urbanistas podem aplicar alguma dessas lições às cidades hoje?
Joinville tem se destacado, há décadas, por um alto uso das bicicletas nos deslocamentos da população.
O projeto Re-ciclo tem ajudado a melhorar a coleta seletiva de lixo e a rotina dos catadores na capital cearense.
Confira nossa conversa com Samira Elias e Rodrigo Fantinel sobre espraiamento, densidade e custos de infraestrutura.
A pedestrianização pode trazer benefícios econômicos, sociais e urbanos, como comprovam exemplos de sucesso em diferentes cidades.
Além de gerarem sombras e melhorarem a qualidade do ar, as árvores também podem contribuir para ruas mais duráveis, custos de energia mais baixos e redução do risco de enchentes.
Quando pensamos na reconstrução de bairros em regiões de informalidade, como os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, precisamos considerar a importância da densidade e da verticalização.
Nasci, fui criado e vivo em uma cidade satélite há 35 km do Plano Piloto e, apesar dos problemas das regiões administrativas, acredito terem muito mais vida que a área planejada, justamente por serem mais densas e não zoneadas. É interessante notar como para a maioria dos brasilienses é normal percorrer 60 km para ir e voltar ao trabalho e/ou faculdade todos os dias. Enfim, mais uma ótima conversa e tomara que a cidade possa mudar para melhor, na medida do possível!