fbpx
Podcast CP #34 | Revisando a utopia: planejamento urbano em Brasília

Podcast CP #34 | Revisando a utopia: planejamento urbano em Brasília

Com uma história urbana tão particular (e polêmica), Brasília hoje discute a revisão de seu Plano Diretor.

14 de outubro de 2020

Para entender como o planejamento urbano influencia a dinâmica da nossa capital e como promover uma cidade mais acessível preservando suas características urbanas, recebemos Mário Pacheco.

Nascido em Teresina, no Piauí, Mário é formado em Arquitetura e Urbanismo na UFPI, a Universidade Federal do Piauí, com graduação sanduíche no Illinois Institute of Technology, em Chicago. Tem mestrado em Projeto e Planejamento Urbano pela UNB, a Universidade de Brasília, e cursa pós-graduação em Engenharia Ambiental na Universidade Cândido Mendes. É pesquisador da UNB e da UFPI, e atualmente atua como o Coordenador de Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana na elaboração do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.


Ouça:

Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.

Para fazer o download do episódio, clique aqui.


Links:

Carta de Atenas

Lúcio Costa, Brasília Revisitada

Brasília: uma cidade que não faríamos de novo

Juscelino Kubitschek, Por que construí Brasília

Plano Diretor de Ordenamento Territorial

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Sua ajuda é importante para nossas cidades.
Seja um apoiador do Caos Planejado.

Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.

Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.

Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Quero apoiar

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Nasci, fui criado e vivo em uma cidade satélite há 35 km do Plano Piloto e, apesar dos problemas das regiões administrativas, acredito terem muito mais vida que a área planejada, justamente por serem mais densas e não zoneadas. É interessante notar como para a maioria dos brasilienses é normal percorrer 60 km para ir e voltar ao trabalho e/ou faculdade todos os dias. Enfim, mais uma ótima conversa e tomara que a cidade possa mudar para melhor, na medida do possível!