Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em
nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de
privacidade e conduta.
Economia urbana, análise de dados, Nova York, transporte, regularização fundiária e revitalização dos centros. Conheça os episódios mais ouvidos do Podcast Caos Planejado em 2020.
Como a economia urbana nos ajuda a entender as cidades? Como os dados e indicadores urbanos podem contribuir na tomada de decisão dos gestores públicos? ⠀ Para responder a essas e outras perguntas recebemos Danilo Igliori, Economista Chefe do Grupo ZAP, Chairman da DataZAP e professor do Departamento de Economia da FEA/USP.
Ouça:
4º – Conexão Manhattan
No primeiro episódio de 2020 “fomos” aos EUA conversar com Eduardo Veronese e João Melhado sobre suas experiências e impressões de Nova York, cidade onde moram atualmente e referência mundial em urbanismo.
Ouça:
3º – Do transporte a pé ao sistema de metrô
Marcos Paulo Schlickmann, editor de mobilidade do Caos Planejado, é doutor em sistemas de transportes pelo MIT Portugal e engenheiro civil no departamento de mobilidade e transportes da Câmara Municipal do Porto.
Nossa conversa abordou todas as escalas de mobilidade, desde o transporte a pé, até o sistema de metrô. Sua entrevista foi dividida em duas partes:
Ouça:
Parte 1 – Transporte a pé, patinetes, bicicletas, motos e carros (ridesharing e carros autônomos).
Parte 2 – Microtransporte, ônibus, BRT, VLT e metrô.
2º – Regularização fundiária
Quais os maiores desafios da regularização fundiária? Qual a diferença entre ocupação e favela? A Lei de Usucapião funciona? Neste episódio do Podcast Caos Planejado, recebemos o empreendedor social André Albuquerque.
Ouça:
1º – De volta ao Centro
Esquecidos nas últimas décadas, os centros históricos das capitais brasileiras hoje voltam a ganhar importância como forma de tornar as cidades mais acessíveis.
Nesta edição do podcast, conversamos com André Czitrom e Rafael Steinbruch, representantes de duas iniciativas imobiliárias que vêm viabilizando a oferta de unidades mais acessíveis no Centro de São Paulo.
Ouça:
Sua ajuda é importante para nossas cidades. Seja um apoiador do Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre
urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que
produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com
a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou
interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a
um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e
dinâmicas.
O holandês Aldo van Eyck levantou mais de 700 parques infantis enquanto esteve na gestão pública de Amsterdã. As intervenções eram simples e completamente integradas ao entorno.
Helsinque, capital da Finlândia, recentemente alcançou um feito inédito: passar um ano inteiro sem registrar nenhuma morte no trânsito. O que podemos aprender com isso no Brasil?
No livro “Cidade Suave”, o urbanista David Sim aponta quais são as características de cidades que promovem conforto e acolhimento no cotidiano de seus habitantes.
O Jardins, em São Paulo, se tornou símbolo de ineficiência urbana: maior acessibilidade a empregos da cidade, escassez de moradias, exportação de congestionamentos e bilhões em valor que poderiam ser capturados e reinvestidos — até mesmo em uma nova linha de metrô.
Em Dakar, há pouca regulação sobre os lotes privados, e os espaços públicos também não recebem a devida atenção. Quais são as consequências dessa ausência do poder público na prática?
COMENTÁRIOS